Um casal foi detido em flagrante pela Polícia Civil da Bahia, suspeito de praticar maus-tratos que culminaram na morte de um bebê de dois meses em Feira de Santana (BA). O caso foi registrado na tarde da última terça-feira (2), após a criança dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Queimadinha em estado grave.
De acordo com a Polícia Civil, o bebê já havia sido levado à mesma unidade de saúde no último domingo (30) com lesões, mas os pais fugiram do local antes da chegada da polícia.
Na terça-feira, o quadro de saúde da criança se agravou e ela foi levada de volta à UPA, onde veio a falecer às 12h15 devido a uma parada cardíaca, apesar das tentativas de reanimação.
Desconfiança de maus-tratos
O médico plantonista desconfiou de maus-tratos e acionou a polícia antes que os pais soubessem da morte do bebê e tentassem fugir novamente.
O coordenador da Polícia Civil do Interior da Bahia, O delegado Rafael Almeida, afirmou que a decisão de acionar a polícia foi fundamental para a prisão do casal.
“Com certeza houve alguma piora da criança. Eles tiveram que retornar e, infelizmente, ela acabou falecendo. A médica relatou que a mãe teria dito que caiu por cima do bebê durante uma briga com o marido, e que teria caído novamente hoje, o que poderia ter agravado. Essas versões serão confrontadas nas oitivas para esclarecimento”, informou o delegado."
A ocorrência foi registrada na Central de Flagrantes após o acionamento da Polícia Militar, que esteve na unidade de saúde e encaminhou os pais para a delegacia.
Conforme registrado no Auto de Prisão em Flagrante, os pais da criança, um homem de 38 anos e uma mulher de 29, apresentavam indícios de negligência e violência contra o bebê. O laudo médico apontou que a criança tinha:
- Hematomas na cabeça;
- Assaduras genitais;
- Má higiene;
- Baixo peso;
- Histórico recente de atendimento por trauma craniano.
Diante dos fatos, a Polícia Civil o casal foi preso pelo crime de maus-tratos com resultado de morte. Os dois permanecem presos à disposição da Justiça e o caso será apurado pela 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana.
O corpo do bebê foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde passará por exame necroscópico que deve auxiliar na conclusão das investigações.