SEÇÕES

Carros de luxo, joias: veja os itens apreendidos pela PF em operação que prender o influencer Buzeira

PF deflagra operação narco bet contra lavagem de dinheiro ligada ao tráfico. apreensões incluem carros de luxo, joias e imóveis. veja os detalhes!

O influencer Bruno Alexssander Souza Silva, conhecido como Buzeira | Foto: Divulgação
Siga-nos no

Mirando um esquema milionário de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico internacional de drogas, a Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (14) a Operação Narco Bet, que resultou na apreensão de carros de luxo, joias, relógios, jet skis e dólares.

Entre os bens apreendidos, dois veículos foram encontrados na residência do contador Rodrigo de Paula Morgado, em Mogi das Cruzes (SP), e levados para a sede da PF, no bairro da Lapa, em São Paulo. Um dos automóveis é uma McLaren 765LT Spider 2022, avaliada em mais de R$ 5 milhões.

Divulgação/PF

Apontado como o operador financeiro do grupo criminoso, Morgado teria movimentado milhões de reais em nome de empresas de fachada e laranjas, segundo as investigações. A operação cumpriu 11 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão em quatro estados — São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

As medidas judiciais também determinaram o bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 630 milhões, incluindo imóveis de luxo pertencentes à quadrilha.

“Era um sistema de remessa e lavagem de dinheiro para o exterior, num montante considerável, envolvendo corretoras de criptomoedas e algumas empresas de aposta on-line, conhecidas como bets. O foco foi a descapitalização da organização criminosa, com bloqueio de valores, apreensão de veículos, aeronaves, jet skis e imóveis”, explicou o delegado Marcelo Maceiras, da PF.

Entre os presos estão o influenciador digital Bruno Alexssander Souza Silva, conhecido como Buzeira, e o próprio Rodrigo Morgado, empresário e dono de um escritório de contabilidade que se apresentava nas redes sociais como “especialista em redução de impostos”.

Morgado ficou conhecido após sortear um carro entre funcionários de sua empresa e, posteriormente, retomar o prêmio da ganhadora.

Com mais de 15 milhões de seguidores, Buzeira ficou famoso promovendo rifas, sorteios de carros e artigos de luxo nas redes sociais. As defesas de ambos não foram localizadas até o momento.

A PF investiga se parte do dinheiro lavado foi direcionada para empresas de apostas on-line, as chamadas bets.

“Algumas dessas bets eram regularizadas, mas temos indícios de que o dinheiro usado para obter as licenças tem origem ilícita. Outras operam no exterior, e as investigações seguem para identificar suas conexões”, completou o delegado Maceiras.

A Operação Narco Bet contou com o apoio da Polícia Criminal Federal da Alemanha (Bundeskriminalamt – BKA), que executou uma ordem de prisão internacional contra um dos investigados localizado em território alemão.

O influencer Bruno Alexssander Souza Silva, conhecido como Buzeira, foi preso pela PF — Foto: Divulgação/Redes Sociais


A ação é um desdobramento da Operação Narco Vela, que mirou a repressão ao tráfico de drogas por via marítima, a partir do litoral brasileiro.

As investigações indicam que o grupo criminoso usava criptomoedas e enviava recursos para contas no exterior para tentar esconder a origem do dinheiro ilícito.

Os alvos da operação poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa, com indícios de atuação transnacional, segundo os investigadores federais.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também