Na última sexta-feira (04/11), a Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccortec) realizou a apreensão de uma carga de cigarros contrabandeados avaliados em mais de R$ 1 milhão, na BR-230, em Fronteiras.
De acordo com o delegado JJ em entrevista a Rede Meio Norte, a apreensão ocorreu após um acidente envolvendo a carreta. "Por volta de 05h da manhã uma carreta se envolveu em um acidente próximo a Fronteiras e dentro dele tinha uma grande quantidade de cigarro contrabandeado. Fomos informados da gravidade da situação e nos deslocamos até lá junto com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil e a comunidade que de certa forma ajudou no sentido de que a gente fizesse uma grande apreensão de mais de 600 caixas de cigarros, que ainda não temos certeza da origem, só sabemos que passou em Teresina", afirmou.
Segundo ele, a carga saiu do Maranhão com destino ao Ceará. "A nota fiscal da carga tinha afirmando que era de papelão reciclado, mas na verdade estava cheia de cigarro. Levamos o cigarro que restou para a Receita Federal que também foi acionada e realizamos os procedimentos. A carga foi avaliada em mais de R$ 1 milhão, isso porque só foi aproveitada 600 caixas, mas acreditamos que tinha mais de 1000 caixas, a população saqueou parte delas", declarou o delegado.
Nesta segunda-feira (07), ocorreu a solenidade de inauguração da sede do Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária (GRINCOT) com a presença de autoridades. Para o delegado, a sede trará benefícios para reprimir a sonegação fiscal no Piauí.
"É um esforço gigante do Governo do Estado, no sentido de ficarmos todos juntos, no sentido de reprimir a sonegação fiscal no estado do Piauí. Nós sabemos que os números são elevados e que precisamos dar as mãos no sentido de acabar com esse crime que faz mal para a sociedade", disse.