Uma menina de apenas 3 anos foi flagrada andando sozinha e chorando, vestindo apenas uma fralda, pelas ruas de Santo André, na Grande São Paulo. O caso aconteceu na manhã do último domingo (3) e levou à prisão da mãe da criança, uma jovem de 19 anos, que confessou ter deixado a filha dormindo em casa para ir a um baile funk.
A criança foi vista por funcionários da Enel, que trabalhavam na Rua Pero Vaz, na Vila Luzita. Eles perceberam a situação e acionaram a Polícia Militar, que localizou a mãe posteriormente. A jovem foi presa em flagrante por abandono de incapaz.
De acordo com o Conselho Tutelar de Santo André, havia registros anteriores contra a mãe por abandono e negligência. A avó da criança confirmou aos policiais que essa não era a primeira vez que a jovem deixava a filha sozinha e que já havia feito denúncias anteriores ao Conselho.
O pai da criança não foi localizado, e a menina foi encaminhada pelo 2º Conselho Tutelar da cidade a um serviço municipal de acolhimento. A Prefeitura informou que o caso segue sob sigilo.
Abandono e negligência em alta
Segundo o Portal da Transparência da Prefeitura de Santo André, os Conselhos Tutelares da cidade registraram 25 casos de negligência e abandono apenas entre janeiro e março deste ano. No total, 337 ocorrências desse tipo foram contabilizadas em 2024, apontando um cenário preocupante em relação à proteção da infância no município.