Desaparecido desde o dia 8 de novembro, o brasileiro Ricardo de Santana, de 40 anos, foi encontrado com vida nesta quarta-feira (27), na comunidade do Pombal, no bairro Serraria em Diadema, na região do Grande ABC em São Paulo. O homem estava em Portugal e decidiu voltar ao Brasil para fazer uma surpresa para família, mas desapareceu após desembarcar no aeroporto de Guarulhos.
Policiais Militares do 24° batalhão, após receber informações sobre a localização do GPS do celular do homem, desencadearam uma operação na comunidade, onde supostamente seria o cativeiro que Ricardo estava, informação essa passada pela família, depois que o homem enviou mensagem para a família dizendo que estava bem.
Desconfiados, os familiares procuraram a delegacia e comunicaram os policiais sobre a mensagem. Segundo o Boletim de Ocorrência no qual a equipe do meionorte.com teve acesso com exclusividade, após ter sido encontrado dentro de um apartamento, os PMs constataram que não se tratava de um sequestro e nem de cativeiro.
Questionado, Ricardo disse que assim que chegou ao Brasil no dia 8 de novembro, "não quis retornar para casa, nem para o convívio dos parentes, indo para a casa de uma amiga", onde acabou gostando do local, decidindo não entrar em contato com a família.
A família fez uma força tarefa para encontrar Ricardo que havia passado um ano em Portugal trabalhando em construção Civil. O homem foi levado para o 4° DP de Diadema, onde o caso foi registrado.
Por Lucas Padula e Pedro Arimateya