SEÇÕES

Bombeiros encontram ciclistas perdidos após seis dias em trilha em SP

Gilberto Alves e Carlos Gomes Pereira foram localizados conscientes em área de mata

Bombeiros realizam buscas por Gilberto Alves (à esq.) e o amigo Carlos Gomes Pereira (à dir.) | Foto: Arquivo Pessoal e Corpo de Bombeiros/Divulgação
Siga-nos no

O Corpo de Bombeiros de São Paulo localizou, nesta terça-feira (20), os ciclistas Gilberto Alves de Almeida, de 62 anos, e Carlos Gomes Pereira, de 58, que estavam desaparecidos desde a última quarta-feira (14) após saírem para uma trilha na região da Estrada do Jacuba, em Juquitiba, no interior paulista.

Encontrados vivos e orientados

Segundo os bombeiros, os dois homens foram encontrados vivos, conscientes e orientados no momento do resgate. O procedimento de retirada ainda estava em andamento, com possibilidade de apoio de aeronave devido às dificuldades de acesso ao local. As equipes informaram que ainda não havia definição sobre como seria feita a remoção nem para qual hospital as vítimas seriam encaminhadas.

Em um vídeo registrado por um dos bombeiros, é possível ver o momento em que Gilberto é localizado próximo a um riacho. 

“Giba, somos o Corpo de Bombeiros”, disse um dos profissionais. 

Gilberto aparece consciente, usando capacete de ciclismo, abraça um dos bombeiros e informa que Carlos estava nas proximidades, também sem ferimentos.

VEJA O MOMENTO DO RESGATE:

Operação mobilizou equipes e helicóptero

A operação desta terça-feira ocorreu em uma trilha de cerca de 24 quilômetros, partindo de um posto de comando em Juquitiba. Ao todo, 23 profissionais e seis viaturas participaram das buscas. O 6º Grupamento de Bombeiros atuou no trecho de Peruíbe, enquanto o 18º Grupamento ficou responsável pela área de Juquitiba e regiões próximas.

Desde o início das buscas, as equipes já haviam percorrido mais de 277 quilômetros. O helicóptero Águia também foi mobilizado e sobrevoou mais de 100 quilômetros na região.

Rastros e delimitação das buscas

Um mapa divulgado pelo Corpo de Bombeiros mostrou os rastros das equipes durante as buscas. A imagem, gerada por um aplicativo de geolocalização, indicava trilhas, pontos de interesse e áreas por onde as equipes passaram. De acordo com a corporação, os círculos maiores representavam a área de alcance de torres de comunicação, usadas para delimitar as zonas de busca.

Carlos Gomes Pereirae o amigo Gilberto Alves estavam desaparecidos — Foto: Arquivo Pessoal

Último contato e registro do desaparecimento

Antes de desaparecerem, Gilberto conseguiu enviar um áudio à família. 

“Oh, meu filho. Nós viemos fazer a trilha aqui e se perdemos. Agora, nós estamos descendo o rio, entendeu? Não sei se nós vamos chegar hoje não”, disse ele, com barulho de água ao fundo.

A filha de Gilberto, Ana Carolina Almeida, de 39 anos, acionou o Corpo de Bombeiros e registrou um boletim de ocorrência na quinta-feira (15), após ser informada pela tia sobre o desaparecimento. Segundo ela, os homens levaram apenas água. 

“Ele já andava de bike, porém aqui na região não tinha costume de andar. O amigo dele tinha experiência [...]”, relatou.

Rota da trilha

De acordo com os bombeiros, os ciclistas entraram na Estrada do Jacuba em direção à Trilha da Pedra Lisa, na Serra do Mar, com o objetivo de chegar à Cachoeira da Salete. A topografia da região indica que eles seguiram em direção ao Rio São Lourencinho, que deságua em Peruíbe.

Ana informou ainda que o pai mora em Embu das Artes (SP) e que o amigo reside no distrito de Campo Limpo, na capital paulista. Ela destacou que os dois gostam de aventura, de pescar e de andar de bicicleta.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também