Avião usado por garimpeiros é destruído pela FAB e Ibama na Terra Yanomami

Ação foi realizada em uma pista de pouso não homologada. Tripulantes da aeronave fugiram antes da chegada dos agentes de fiscalização

Avião usado por garimpeiros é destruído pela FAB e Ibama na Terra Yanomami | FAB/Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Força Aérea Brasileira informou que uma aeronave de pequeno porte, utilizada por garimpeiros ilegais, foi destruída em uma operação conjunta com o Ibama na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A informação foi divulgada na terça (18). A ação foi desencadeada a partir de medidas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) realizadas no espaço aéreo da região Norte do território na sexta-feira (14).

Segundo informações do Portal g1/RR, desde o dia 6 de abril, os corredores aéreos para saída voluntária de garimpeiros da Terra Indígena Yanomami por voos privados foram encerrados, e o controle do espaço aéreo foi retomado pela FAB. Na nova operação, pilotos da FAB identificaram um avião voando irregularmente na região, e um caça A-29 Super Tucano foi acionado para realizar a missão de Alerta em Voo.

O caça realizou um acompanhamento discreto, identificando a matrícula do avião e confirmando que se tratava de um voo ilícito. O avião pousou em uma área de garimpo ilegal, decolou e deslocou-se para outra área de pouso, enquanto um helicóptero transportava os agentes do Ibama até o local do último pouso. Os tripulantes fugiram antes da chegada dos agentes, que destruíram a aeronave logo em seguida.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES