O transporte coletivo de Teresina passa por um momento delicado. Constantes assaltos estão criando um cenário de medo aos profissionais que trabalham no sistema.
Em 2012 foram registrados 72 assaltos, em 2013 o número aumentou para 86. Este ano os números ainda não foram informados, mas são muitas as ocorrências. Um arrastão no ônibus da linha Bela Vista-Centro, por volta das 15h, quando três jovens assaltantes pediram parada e fizeram um arrastão e levaram cerca de R$ 400,00 da empresa.
?Eles entraram no ônibus nas mediações da Ceapi, abordaram o cobrador e levaram aproximadamente R$ 400,00 e ainda abordaram e levaram os pertences dos passageiros como relógios, celulares?, afirmou uma testemunha.
Ninguém ficou ferido no arrastão, mas a realidade provocou medo aos usuários.
O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Teresina, Francisco das Chagas, diz que são comuns os assaltos e que cabe à Secretaria de Segurança solicitar as imagens junto ao Setut para a elucidação dos crimes. ?Foram 86 assaltos em 2013. Os assaltantes adentram os veículos levando todos os pertences dos usuários. Essas são situações que cabem a Secretaria de Segurança solicitar ao Setut as imagens para elucidar esses assaltos.?
Francisco da Chagas diz ainda que a maioria dos assaltos é praticada por menores. As imagens vão para o Setut onde tem uma equipe verificando as ocorrências de todo o dia. Agente denuncia e vai até o Setut, mas nada acontece. A polícia prende mas logo esses bandidos estão soltos. A população vive apreensiva. Muitos cobradores são assaltados até mesmo quando vão fazer os acertos de conta no final do expediente?, conclui.