![Donald Trump | Foto: Reprodução/Instagram/donaldtrump](/uploads/imagens/2025/1/27/webp/agentes-federais-dos-eua-invadem-predio-em-porto-rico-atras-de-imigrantes-17de1783-e4ec-4005-bb6d-8e2e7a1fa0c3.jpg.webp)
Agentes federais dos EUA realizaram no domingo (26) uma operação em San Juan, Porto Rico, visando imigrantes não documentados. A ação, conduzida pela Homeland Security Investigations (HSI), ocorreu em um prédio no bairro de Santurce, onde testemunhas relataram a detenção de pelo menos 10 pessoas.
Ramon Munoz, dono do prédio, afirmou à Reuters que os agentes usaram força excessiva, quebrando portas e causando danos. “As ordens do presidente devem ser cumpridas, mas sem violência”, declarou.
Jose Rodriguez, presidente do Comitê Dominicano de Direitos Humanos em Porto Rico, criticou as ações e destacou uma contradição nas garantias da governadora Jenniffer Gonzalez-Colon. “Parece que ela foi mal aconselhada, porque isso está acontecendo”, declarou.
Rodriguez orientou os dominicanos em Porto Rico a não revelarem sua origem às autoridades e a invocarem a Quinta Emenda, que protege contra autoincriminação. No primeiro dia de governo, Donald Trump declarou a imigração ilegal como emergência nacional, mobilizou o exército para reforçar a fronteira, restringiu o asilo e limitou a cidadania para crianças nascidas nos EUA.