SEÇÕES

76,8% das vítimas de estupro no Brasil são menores de 14 anos, aponta Anuário da Segurança

Apesar do número recorde, o FBSP alerta para a subnotificação, já que muitos crimes não chegam ao conhecimento das autoridades

76,8% das vítimas de estupro no Brasil são menores de 14 anos, aponta Anuário da Segurança | Foto: Reprodução/ Internet
Siga-nos no

O Brasil registrou 87.545 vítimas de estupro e estupro de vulnerável em 2024, o maior número desde o início da série histórica, em 2011. Esses dados significam que uma pessoa é estuprada a cada seis minutos no país. Dados da 19ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que 76,8% dos casos foram classificados como estupro de vulnerável, ou seja, envolvendo crianças e adolescentes com menos de 14 anos.

Ainda segundo o anuário, dentro desse grupo, 61,3% das vítimas tinham até 13 anos, sendo que a faixa etária de 10 a 13 anos concentrou a maior quantidade de casos. Além da faixa etária, o levantamento mostra que mulheres negras representam 55,6% do total de vítimas. A violência sexual, em sua maioria, ocorre dentro de casa: 65,7% dos estupros foram cometidos na residência da própria vítima. Em 45,5% dos casos, o agressor era um familiar, e em 20,3% era parceiro ou ex-parceiro íntimo.

índices ainda maiores

Apesar do número recorde, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) alerta para a subnotificação, já que muitos crimes não chegam ao conhecimento das autoridades. A entidade também aponta falhas técnicas, como a falta de padronização nos registros policiais e a necessidade de capacitação dos agentes para tipificar corretamente os casos.

O FBSP defende políticas de prevenção, investigações qualificadas e maior celeridade judicial para garantir a responsabilização dos agressores.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também