Nesta terça-feira (28) será lançado o trabalho conjunto de combate ao Aedes aegypti em Teresina. Na ocasião, agentes de endemias do Centro de Zoonones de Teresina e militares do 25º Batalhão de Caçadores vão percorrer a Avenida Marechal Castelo Branco (linha de partida), com acesso aos bairros Cabral, Primavera e Porenquanto. O evento está marcado para iniciar com café da manhã às 7 horas na sede do 25 BC, de onde os militares sairão em marcha às 8h30 até a Ponte Juscelino Kubitschek.
“Os 238 agentes de endemias estarão lá na ponte aguardando os militares que participarão da ação, que segue cronograma em outros bairros a partir do dia 29 de novembro. Vamos iniciar amanhã pelos bairros da zona Norte'' afirmou Élcio Leite, gerente de Zoonoses da capital.
Segundo Leite, todos os militares foram treinados para o combate ao Aedes aegypti e receberão bolsa com kit idêntico ao que os agentes de endemias trabalham para procurar o mosquito transmissor da dengue e evitar a disseminação da doença. Medidas simples, como evitar acúmulo de água em vasos de plantas e em pneus, contribuem para inibir a proliferação do mosquito e resguardar a saúde.
“Estamos iniciando os trabalhos em novembro, antes do período chuvoso, como forma de prevenção. Queremos com a ação orientar e retirar os objetos que servem para acumular água e servir de espaço para criação do mosquito”, finalizou.
Piauí apresenta redução de 83% nos casos de dengue em relação a 2022
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) concluiu a 45ª Semana Epidemiológica de 2023 com 5.149 casos de dengue confirmados em todo o estado. O número corresponde a uma redução de 83% em relação aos 27.594 casos registrados no mesmo período de 2022. Considerado os casos prováveis, que também engloba pacientes com diagnósticos inconclusivos, ignorados/brancos e com sintomas de alarme e grave de dengue, o Boletim Epidemiológico revela que a queda superou os 76% se comparado com o ano passado.