Marta Evelin Lima de Sousa, popularmente conhecida como Yrla Lima, foi presa na tarde desta quinta-feira (10) após se apresentar espontaneamente na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), em companhia de duas advogadas que representam a defesa dela. Ela foi a 7ª influenciadora digital presa no âmbito da Operação Jogo Sujo II, contra crimes oriundos da divulgação de jogos de azar ilegais em Teresina (PI), Caxias (MA) e Timon (MA).
A operação foi deflagrada nessa quarta-feira (09) e, desde então, ela era considerada foragida. Após prestar depoimento na delegacia especializada, Yrla foi encaminhada para a Central de Flagrantes de Teresina. Contra ela, pesa um mandado de prisão temporária, com duração de 5 dias.
Os crimes investigados são de estelionato, jogo de azar, induzir consumidor a erro, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Durante a ação foram cumpridos 8 mandados de prisão temporária e 22 de busca e apreensão.
OUTROS PRESOS
Foram presos temporariamente seis influenciadores digitais e dois presos em flagrante, sendo um por porte ilegal de duas armas de fogo, e outro por ter sido flagrado em posse de um celular roubado. Conheça os detalhes sobre os alvos!
Presos por mandado de prisão
- Pedro Lopes Lima Neto, conhecido como “Lokinho”
- Letícia Ellen Negreiro de Abreu
- Diogo Macedo Basílio (esposo de Letícia Ellen)
- Milena Pâmela Oliveira
- Brenda Ferreira
- Douglas Guimarães Pereira Neves (ex-marido de Brenda, preso em São Paulo)
Presos em flagrante
- Cabo Jairo (preso com celular roubado)
- Ferreira Neto, pai da Brenda Ferreira (preso por porte ilegal de arma)
alvo foragido
Antônio Robson da Silva Pontes, conhecido como Robin da Carne, é considerado foragido da polícia. Os advogados dele alegaram aos policiais que ele não estaria foragido, apenas está viajando a trabalho e retornará para se apresentar espontaneamente à polícia.
POLICIAIS MILITARES ALVOS DA OPERAÇÃO
Entre os alvos, está o Cabo Jairo, da Polícia Militar do Piauí. Foi encontrado um celular roubado em posse do agente, o qual foi preso e, após esclarecimentos, foi solto. Além dele, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa do Sargento Mota.
COMO OS INFLUENCERS SE ENVOLVEM?
O delegado Alison Landim, da DRCI, explicou que há uma espécie de agenciador, que entra em contato com os influenciadores e oferecem as condições para divulgação. “Como se fosse mesmo algum tipo de marca”, afirmou. Diante disto, os blogueiros anunciam os jogos nas redes sociais. A autoridade ainda alertou para os vídeos de falsos ganhadores.
“Acabamos descobrindo que muitas dessas plataformas são utilizados um estelionato, sejam falsos vídeos de ganhadores, sejam emulações de plataforma, que ainda vão ser verificados, o próprio jogo de azar. Como foi explicado na Jogo Sujo I, o dinheiro que decorre da atividade legal, geralmente o criminoso, ele tenta lavar, dar um ar de legitimidade para ele, que acaba caindo na lavagem de dinheiro”, explicou o delegado.
SEQUESTRO DE R$ 5 MILHÕES DOS ENVOLVIDOS
A Justiça do Piauí determinou o sequestro de até R$ 5 milhões das contas bancárias dos influenciadores alvos da Operação Jogo Sujo II. Segundo a polícia, os investigados movimentaram milhões de reais em curto período de tempo e não têm como comprovar a origem da renda.