Estudantes e professores intercambistas da 1ª edição do Seduckathon participaram, nesta quarta-feira (19), do Seduckathon Connect. O evento teve como objetivo promover conexões estratégicas entre as equipes que participaram dos intercâmbios nos Estados Unidos e Coreia do Sul, em 2024, com empresários e investidores.
Em entrevista para a Rede Meio, o Superintendente Executivo da Seduc, Rodrigo Torres, informou que a iniciativa tem foco em proporcionar oportunidades de aporte finânceiro para os alunos que fizeram parte do programa, além da chance de recebimento de ofertas de trabalaho.
O Seduckathon Connect é um evento de conexão, de networking que propicia que os nossos estudantes que foram selecionados para os intercâmbios internacionais se conectem com empresários e investidores. É mais um esforço, mais uma estratégia da gente gerar oportunidade para esses jovens que já passaram por uma grande maratona de programação, tiveram seus projeto selecionados, foram para os Estados Unidos e a Coreia do Sul, e agora, além de tudo isso, estão tendo oportunidade de apresentar seus projetos para empresários. Com isso, eles podem, eventualmente, receber um aporte, uma oferta de emprego, gerar oportunidade para que tenham um futuro brilhante.
O diretor também informou como funciona o evento desde a amnhã desta terça-feira (19) e como foi realizado a apresentação para os empresários e investidores convidados. "Foram mais de 50 empresários convidados que estão aqui circulando e conhecendo os projetos em detalhes e puderam identificar quais eram os alunos que estão mais bem preparados, de quais os projetos estavam prontos e o dia todo foi dedicado a isso. Sempre tratamos de temas como tecnologias e inteligência aritifical para mostra pra esses alunos que o mundo da tencooligia é o melhor para eles".
A Seduc, também durante o evento, realiza o lançamento da edição de 2025 do programa Seduckathon. Segundo ele, a nova temporada contará com mais vagas e mais modalidades de esoclha dos alunos e professores que devem ser premiados.
"Ao final, vamos ter o lançamento do seduckaton de 2025, com mais países, mais participantes e mais professores participando, além de mais formas de acesso, principalmente os alunos com melhores notas em português e matemática e também projetos de empreendedorismo".
Kamille Galdino, estudante da rede pública de ensino e umas das participantes do programa, afirmou que a experiência foi enriquecedora em diversos aspectos.
A importância do Seduckathon foi imensurável porque foi um processo. Participamos de diversos eventos, monitorias e quando culminou mesmo com o intercâmbio foi muito além das nossas expectativas. Me ajudou muito em questões de cmounicação e expandir nossos conhecimentos e como estudante só agregou em nossos currículos.