SEÇÕES

W. Dias lança programa Acredita no Primeiro Passo em Picos: “Olhar para o aspecto social”

Em sua fala, o ministro disse que o objetivo de sua visita é olhar o aspecto social e econômico dos moradores de Picos

W. Dias lança programa Acredita no Primeiro Passo em Picos: “Olhar para o aspecto social” | Foto: Thaila Vitória/Meio News
Siga-nos no

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, visitou, na tarde desta quinta-feira (6), as áreas afetadas pelas enchentes no município de Picos. Na oportunidade, o titular do MDS, lançou ainda o Programa Acredita no Primeiro Passo, nos municípios do Território do Vale do Rio Guaribas, no Piauí.

Em sua fala, o ministro disse que o objetivo de sua visita é olhar o aspecto social e econômico dos moradores de Picos, afetados pela enchente e o programa Acredita no primeiro Passo, pode ajudar nesse aspecto.

O objetivo é garantir qualificação, assistência técnica e apoio para, através do emprego e empreendedorismo, alcançar uma melhoria. Nós escolhemos esse momento em Picos, porque aqui também nós vamos ter que olhar para o aspecto social, mas também no aspecto econômico, muitas pessoas perderam os seus negócios, suas atividades, e, a gente olhando para o Cadastro Único, o banco terá essa disposição para o financiamento.

Wellington Dias também falou sobre a necessidade de tirar as pessoas das áreas de risco na cidade de Picos e ter foco também na ajuda humanitária e na infraestrutura da cidade, tudo isso integrado com a prefeitura, as bancadas estadual e federal e o setor privado.

Temos determinações importantes. A primeira é trabalhar de forma integrada, valorizando o conhecimento, o apoio técnico do nível local. Estamos aqui integrados com o prefeito Pablo e os prefeitos da região. Trabalhar integrado com o estado, da bancada federal, bancada estadual, com o setor privado e olhar de forma integral toda a avaliação dos danos em Picos. No primeiro momento, preocupação com a vida, como é que a gente tira pessoas de áreas de risco, o inverno ainda não acabou. Segundo, ajuda humanitária, alimentação não vai faltar, garantir que a gente tenha um acesso à reconstrução a vida e ainda a parte da infraestrutura, como a necessidade de aprofundamento da calha do rio, para evitar esse problema de inundação, disse.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa Acredita no Primeiro Passo, criado pela Lei nº 14.995/2024, busca promover a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no CadÚnico por meio da qualificação profissional, emprego e empreendedorismo. 

A iniciativa apoia o acesso ao microcrédito e a estruturação de negócios sustentáveis. Destinado a cidadãos de 16 a 65 anos, prioriza grupos em situação de vulnerabilidade, como pessoas com deficiência, mulheres, jovens, negros e populações tradicionais. O programa está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, visando reduzir a desigualdade e a pobreza.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também