A equipe da Escola Municipal Casa Meio Norte recebeu, nesta segunda-feira (5), com muita festa e alegria, os estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais para o início do 2º semestre de 2024. Em alusão ao mês do folclore brasileiro, a escola foi decorada com a temática “Nossa Identidade é a Nossa Cultura”.
Para a recepção dos mais de 300 alunos e colaboradores da instituição, a diversão foi garantida com a presença dos palhaços e músicos Bolim e Bolão, que encantaram os pequenos com danças e brincadeiras. O evento foi planejado para promover uma atmosfera de fé, conhecimento e amor.
PRESENÇAS ESPECIAIS
O empresário Paulo Guimarães, co-fundador da Escola Municipal Casa Meio Norte, marcou presença na cerimônia de volta às aulas e destacou que a educação desempenha um importante papel na formação de pessoas, na construção de valores, na promoção da igualdade e no desenvolvimento de uma sociedade mais justa. “Tudo isso é feito por vocês, e espero que o ano comece com muita alegria, fé e animação”, afirmou.
Lívia Guimarães e Maria Laura Guimarães, à frente do Grupo Meio, também estiveram presentes na cerimônia de volta às aulas e destacaram que a empresa continua a apoiar e manter parcerias com iniciativas que beneficiam a educação no país. “É muito emocionante notar a empolgação deles. Eu virei mãe recentemente e fico muito feliz em vê-los alegres e contentes com o que é feito na escola”, afirmou Maria Laura Guimarães, diretora digital da empresa.
O estudante do 3º ano do Ensino Fundamental, Francisco Roniel, de 9 anos, disse que estava com saudades das aulas e comemorou o evento com os coleguinhas. Ele afirmou que a Escola Casa Meio Norte representa um espaço de educação, lazer e amizade. “Eu estava sentindo falta dos meus amigos e também de aprender coisas novas na escola. Fico muito feliz quando estou aqui”, disse.
REFERÊNCIA EDUCACIONAL
Desenvolvida no bairro Verde Lar, uma região empobrecida e que antes marcada pela violência, a E. M. Casa Meio Norte hoje apresenta índices educacionais significativamente superiores às médias do Piauí e do Brasil. Em 2023, a escola obteve uma nota preliminar de 7,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para os anos iniciais do município.
A grande transformação nos índices de desempenho da institução teve início em 2000, com um projeto de alfabetização e incentivo à leitura implementado por duas diretoras escolares que enfrentaram o desafio de ensinar crianças em uma conjuntura adversa.
“Trabalhamos de uma forma humanizada, cuidando das crianças como elas merecem ser cuidadas. Todos os alunos merecem uma boa educação e um ambiente saudável. Temos um projeto de educação, o Borboleta, que é referência e contribui significativamente para os resultados na alfabetização”, comentou a Coordenadora Pedagógica Ruthnéia Lima.