Desde o começo desta semana uma discussão vem deixando os internautas do X (antigo twitter) polvorosos, afinal, Teresina tem ou não tem pontos turísticos?. Antes de conhecer precisamos entender como toda essa história, um tanto quanto cômica começou.
Na segunda-feira (02), uma internauta usou a plataforma para reclamar que ficou chateada após trazer amigos de Fortaleza para conhecer a capital do Piauí. Segundo ela, a cidade não oferece nenhum ponto turístico e os disponíveis estão fora de funcionamento.
O tweet logo viralizou e se espalhou pela plataforma, diversas pessoas começaram a responder a postagem, muitas concordando outras indo contra a afirmação da garota. Um rapaz respondeu perguntando se ela ‘realmente morava em Teresina’ e listou vários pontos turísticos.
Entre likes, tweets, retweets e demais postagens, o meionorte.com selecionou os melhores pontos turísticos de Teresina para você conhecer.
1 - Ponte Estaiada
A Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França é o monumento mais conhecido de Teresina e um dos mais importantes para a arquitetura da capital. São cerca de 360 metros de extensão e 100 de altura. A cereja do bolo fica com o mirante no topo da ponte, de onde é possível observar a cidade de Norte a Sul. O local fica aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 12h às 18h. A taxa para visitar custa R$ 4,00 e R$ 2,00 para idosos, crianças de até 10 anos, pessoas com deficiências, estudantes e professores.
2 - Parque da Cidadania
Apelidado como o “Central Park” de Teresina, o Parque da Cidadania é uma das maiores áreas verdes da capital. São mais de 8000 mil metros quadrados localizados entre duas das mais movimentadas avenidas da cidade. O espaço conta com pista de skate, ciclovia, espelho d’água, e lago artificial, um verdadeiro oásis. O local fica aberto de terça-feira a sexta-feira, das 6h às 10h e logo depois reabre das 16h às 22h. Nos finais de semana, o parque é aberto em tempo integral das 6h às 22h.
3 - Encontro dos Rios
O Encontro dos Rios é sem dúvidas o ponto turístico mais visitado e conhecido de Teresina. Localizado na zona Norte da capital, o local exuberante deixa os visitantes apaixonados à primeira vista. Além de apreciar a beleza da natureza é possível encontrar restaurantes com comidas típicas da cidade e quiosques onde são comercializados produtos artesanais, principalmente em cerâmica, carro-chefe da região.
4 - Centro de Artesanato
O Centro de Artesanato Mestre Dezinho leva o nome de um dos maiores representantes da arte santeira do Piauí. O espaço é dedicado à produção, feitura e comercialização da arte de Teresina. Além de proporcionar muita cultura, o centro é um prato cheio para os “historiadores de plantão”, o edifício já foi da sede do Quartel da Polícia Militar do Piauí, e seu porão era usado como sala de tortura, durante a Ditadura Militar.
5 - Igreja São Benedito
Inaugurada em 3 de junho de 1886, a Igreja São Benedito demorou 12 anos para ser concluída. O templo leva o título de igreja mais conhecida e fica localizada na avenida mais movimentada de Teresina. Construída no estilo toscano como o de igrejas italianas, o local é ótimo para clicks, principalmente com as cores dos fins de tarde. A igreja é aberta para celebrações de segunda-feira a sábado, às 6h30 e 17h, já no Domingo as missas acontecem às 6h30, 9h e 17h.