Um homem identificado como Antônio Francisco Ferreira da Silva, de 35 anos, foi preso na última terça-feira (11) suspeito de invadir uma casa e estuprar uma idosa de 87 anos. O crime aconteceu na cidade de São Miguel da Baixa Grande, no interior do Piauí.
O delegado Breno Soares, titular da Delegacia de Barro Duro, e responsável pela área de São Miguel da Baixa Grande, informou ao meionorte.com, que o homem tentou agarrar primeiro a cuidadora da idosa, que conseguiu fugir. Logo depois ele trancou a idosa em um quarto e praticou o crime.
“Por volta do meio-dia ele adentrou a casa da idosa, se dirigiu até a cozinha e tentou agarrar a cuidadora, essa por sua vez conseguiu se esquivar e fugiu pra rua pedindo socorro. Não satisfeito ele entrou no quarto da idosa, trancou o cômodo e a estuprou violentamente. Muito abalada a idosa contou que foi práticado sexo anal, oral e conjunção carnal”, disse.
Ainda de acordo com o delegado, o homem foi interrogado e falou que foi convidado até a casa pela cuidadora da idosa para furtar uma quantia de dinheiro da mulher. As informações entretanto não foram confirmadas pelas investigações preliminares.
Ele foi capturado pela Polícia Civil e ao ser interrogado mostrou um álibi que mostra peril. O homem relatou que foi convidado pela cuidadora para furtar cerca de dois mil reais que a idosa tinha guardado, no entanto essa versão não foi confirmada pela investigação. Ele foi autuado em flagrante e encaminhado para Cadeia Pública de Altos
O acusado trabalhava como vigia na Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS), da Secretaria Municipal de Saúde. Em nota, a prefeitura da cidade confirmou que o homem foi exonerado do cargo comissionado e reiterou que condena o envolvimento de seus funcionários com práticas criminosas.
Confira a nota da prefeitura na íntegra:
A Prefeitura Municipal de São Miguel da Baixa Grande/PI, vem, a público, prestar esclarecimentos sobre os últimos fatos veiculados pelos portais de notícias locais em relação a prisão em flagrante de um servidor público municipal.
Nesse contexto, de início, registra-se que a pessoa supramencionada prestava regularmente seus serviços no anexo da UBAS do município de São Miguel da Baixa Grande, exercendo a função de vigia. Bem como, consigna-se que o mesmo não possuí nenhum impedimento legal diante da justiça que o impeça de exercer cargo público, e até o presente momento não se têm reclamações dos serviços públicos pelo mesmo dentro da unidade de saúde.
Todavia, após as recentes notícias veiculas, considerando a prisão em flagrante do mesmo em razão do suposto cometimento do crime de estupro, bem como a informação por parte da Polícia de que o mesmo, supostamente, cometerá outros crimes de mesma natureza, a Prefeitura de São Miguel da Baixa Grave vem a pública esclarecer que refuta veementemente qualquer envolvimento dos seus servidores municipais com práticas criminosas, prezando sempre pela lisura, boa-fé e bem-estar tantos seus servidores como dos munícipes.
Nesse sentido, tendo em vista a situação em apreço e de toda a comoção popular, informa-se à toda a população do município de São Miguel da Baixa Grande que o servidor em alusão já foi devidamente afastado de seu cargo, não exercendo mais suas funções junto ao anexo da UBAS do município de São Miguel da Baixa Grande.