Vereador arremata gibão e chapéu de couro por R$ 5 mil no Piauí; vídeo

Um dos organizadores do evento, Francivagno, contou ao Meio Norte.com que o leilão aconteceu durante a tradicional festa do vaqueiro.

São Benedito | Foto: Reprodução/ Pascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Piauí é um dos estados mais religiosos e católicos do Brasil, onde santos da Igreja Católica viram padrinhos das cidades conforme a tradição local. Por conta dos padroeiros, os municípios do Piauí realizam os festejos em homenagem aos santos, comemorações que duram de três a treze dias, e são chamados de tríduos, novenas ou  trezenas.

E foi em um desses festejos, precisamente o de São Benedito, na pequena cidade de Beneditinos, no Norte do Estado, que um leilão chamou bastante atenção, após um gibão e um chapéu de couro ser arrematado pelo valor de R$ 5 mil.

Em entrevista ao Meio Norte.com, um dos organizadores do evento, Francivagno, contou que o leilão aconteceu durante a tradicional festa do vaqueiro, na última segunda-feira, 30 de outubro. O gibão e o chapéu foram arrematados pelo presidente da Câmara da cidade, Evandro Mendes, que ao final do evento doou as vestimentas de couro novamente para a igreja.

O leilão ocorreu na segunda, na tradicional festa do vaqueiro. O gibão e o chápeu foram confeccionados por um artesão aqui da cidade para vestir a imagem de São Benedito durante a procissão dos vaqueiros, onde a imagem do santo é carregada por várias ruas da até a igreja”, afirmou o organizador.

Gibão é uma vestimenta usada por vaqueiros para a proteção pessoal durante o trabalho na mata. A vestimenta é feita com couro de gado. “Após arrematar as peças, o vereador fez a doação novamente para a igreja. O material está guardado no acervo local”, finalizou Francivagno.

São Benedito é festejado em Beneditinos do dia 22 de outubro ao dia 1º de novembro. E reúne centenas de devotos na igreja matriz da cidade.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES