SEÇÕES

Vencedores do Seduckathon embarcaram para intercâmbio em Portugal nesta sexta (08)

Estudantes e professores da rede estadual participam de imersão em tecnologia e inovação em Lisboa

Estudante da rede estadual de educação embarcam para Portugal | Foto: Eliaquim de Paula/ Meionews.com
Siga-nos no

Vinte estudantes e quatro professores da rede estadual de ensino do Piauí embarcaram, na tarde desta sexta-feira (8), para Portugal. Eles integram as quatro primeiras equipes vencedoras do Seduckathon, considerado o maior hackathon de escolas públicas do mundo, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O embarque, realizado no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, marcou o início de um intercâmbio inédito que levará, ao todo, 130 alunos da rede pública para seis países: Portugal, China, Alemanha, Singapura, Coreia do Sul e Estados Unidos. O clima foi de alegria, expectativa e emoção para estudantes, familiares e professores.

Vindos de escolas de Pio IX, Oeiras, Teresina e Caldeirão Grande do Piauí, os jovens conquistaram a vaga por meio de projetos inovadores em tecnologia e impacto social. Para muitos, esta é a primeira viagem ao exterior e até mesmo a primeira vez em um aeroporto.

Imersão no TUMO Lisboa

O grupo participará de 30 dias de atividades no Centro de Inovação TUMO Lisboa, referência internacional em metodologias criativas para jovens. A programação inclui oficinas com startups portuguesas, palestras sobre design de serviços e experiências culturais.

Segundo o secretário de Educação, Washington Bandeira, a vivência será transformadora:

"São 20 alunos e quatro professores indo para Lisboa, ter aulas de programação, robótica, inteligência artificial, música, cinema, além de encontros com empreendedores e startups. Eles vão viver uma experiência inesquecível e voltarão prontos para transformar suas escolas, comunidades e o nosso estado."

Professor de Pio IX retorna ao exterior

Pelo segundo ano consecutivo, o professor Diógenes Vieira, de Pio IX, acompanha seus alunos em uma experiência internacional. Em 2024, ele esteve na Coreia do Sul com outra equipe vencedora do Seduckathon.

"Jamais esses garotos e garotas pensaram que um dia poderiam viver algo assim. Esse ano é reflexo do passado: eles viram colegas viajando, se inspiraram, intensificaram os estudos e hoje realizam esse sonho", destacou o educador.

Projeto sustentável abre portas

Entre os selecionados está Beatriz, estudante do CETI Orlando Carvalho, de Oeiras. Ela foi premiada pelo desenvolvimento de uma lixeira eletrônica sustentável, equipada com placa solar, sensores automáticos de abertura e recursos para acessibilidade de pessoas com deficiência visual.

"É um sonho não sonhado que vai ser realizado. Nosso projeto une tecnologia e sustentabilidade. Esperamos voltar com muito conhecimento, cultura e novas ideias para aplicar aqui", afirmou a estudante.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também