A CASACOR PI, realizada entre maio e junho de 2024, celebrou a cultura, arquitetura, arte, meio ambiente, economia, geração de empregos, sociabilidade, inclusão, design local, com foco na valorização da arte piauiense. Os 53 profissionais, que participaram da mostra, além de homenagear o Piauí, ressaltaram a cidade de Teresina, especialmente o artista Torquato Neto.
Nesta sexta-feira (16), data em que se comemora 172 da capital piauiense., a Mostra resgata a presença de homenagem ao artista Torquato Neto, na escada do casarão, assim como o amplo uso do artesanato e demais símbolos locais.
TORQUATO NETO
O artista tropicalista teresinense Torquato Neto foi um dos homenageados no ambiente “Fragmentos Poéticos”, a escada do casarão, que foi assinado por Roberto Freitas e Márcia Pires. Para realizar a homenagem, os arquitetos buscaram um olhar autoral cheio de emoção sobre a herança cultural deixada pelo nosso anjo torto. Para isso, o rosto do poeta foi esculpido no reboco original da casa, transformando o pé direito duplo em uma enorme tela desconstruída. Ousadia, poesia, arte e afetividade foram alguns dos pontos levados em considerado no projeto.
Impacto e legado
A valorização da arte e talento faz parte dos propósitos também do ambiente “GarArt Conceito”, assinado por Paulo Muller. Além dos conceitos de sustentabilidade, inovação e reaproveitamentos de elementos da natureza, o arquiteto também integrou ao seu projeto obras de artes feitas por teresinenses se piauienses. Em um dos momentos de exposição, obras de arte dos pacientes da arteterapia assistidos pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) puderam ser contempladas pelo público.
A Mostra ainda contou com os ambientes “Boqueirão”, assinado por Marina Campanhã, e o “Ateliê da Ceramista - Homenagem à Girleide Maria de Oliveira”, assinado por Terra Crua Arquitetura. Dentro de suas especificidades, os dois ambientes trouxeram elementos e inspirações sobre a Serra da Capivara, um dos pontos turísticos mais simbólicos do estado.
Primeira edição
Sem dúvida, a Mostra preocupou-se em reforçar importantes valores culturais de Teresina e Piauí, sobretudo destacando seus artistas e artes. Ao todo, a CASACOR Piauí 2024 contou com a presença de mais de 20 mil visitantes e disponibilizou 4 mil anuários impressos que, além de mostrarem mais sobre cada um dos ambientes e profissionais, são uma linda peça decorativa.
Com o tema “De presente, o agora”, que teve como questão central: “Quais ancestrais queremos ser?”, o a exposição também contou com mais de 90 empresas e instituições participantes, assim como mais de 100 artistas, artesãos e designers participantes.