Vacinação contra a raiva conta com drive thru e postos espalhados por Teresina neste sábado (21)

Teresina realiza neste sábado vacinação contra a raiva, em diversos pontos das zonas leste e norte, com um ponto de drive thru na Ponte Estaiada.

Cães e gatos são alvo da campanha de vacinação antirrábica | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Teresina está com um posto de vacinação drive thru contra a raiva neste sábado (21), quando acontece a primeira etapa da campanha nas zonas norte e leste da cidade. Os tutores de gatos e cães podem levar seus pets para o ponto localizado debaixo da Ponte Estaiada, onde também acontece a abertura da campanha, a partir das 9h da manhã até as 17h.

 LOCAIS DE VACINAÇÃO

Além do posto drive thru, outros 134 locais estarão espalhados por todos os bairros das referidas zonas para receber os animais. A lista completa está disponível no site da FMS: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/ .

OUTRAS REGIÕES 

“A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. Ou seja: protegendo o seu animal você também se protege. No próximo sábado (28) a campanha continua, contemplando os bairros das zonas Sul e Sudeste. Faremos ainda a etapa rural, em datas que serão divulgadas posteriormente”, reforça o gerente de Zoonoses da FMS, Marlon Castelo Branco.

BAIXA TAXA DE VACINAÇÃO

A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) está alertando municípios para que intensifiquem a Campanha de Vacinação Antirrábica, que segue até o dia 29 deste mês. Segundo o órgão, este ano, a cobertura vacinal em cães e gatos está bem abaixo da esperada. De uma população estimada em 808 mil cães e gatos no estado, só 31% foram imunizados. A meta é de 80% de animais vacinados, estabelecida pelo Ministério da Saúde. No ano passado, por exemplo, o Piauí alcançou 104% e 108% de cobertura vacinal em cães e gatos, respectivamente.

ANIMAIS CONTEMPLADOS

Na campanha são imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade. A imunidade é estabelecida 21 dias após a aplicação e oferece proteção pelo período de um ano. Não são vacinados animais de outras espécies, como macacos, coelhos, porquinhos-da-índia, etc.

SOBRE A RAIVA 

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos e pode ser transmitida para humanos. Cães são os principais reservatórios do vírus da raiva em áreas urbanas, por isso, a vacinação anual desses animais é fundamental para a prevenção da doença. "A vacina antirrábica é a única maneira eficaz de prevenir a doença tanto em animais quanto em humanos", explica Meirilane Veloso, gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES