Teresina deu início, nesta segunda-feira (7), à campanha de vacinação contra a gripe de 2025. A imunização começou pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Saci e será realizada em todas as 92 UBSs da capital. Nesta primeira etapa, os grupos prioritários são crianças de 0 a 6 anos e gestantes.
NÚMERO DE DOSES
A campanha é coordenada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que recebeu um primeiro lote com 22 mil doses da vacina contra a influenza, enviadas pelo Ministério da Saúde.
A previsão é que, nos próximos dias, mais 50 mil doses cheguem para reforçar o estoque nas unidades de saúde da cidade.
O presidente da FMS, Charles Silveira, reforçou a importância da vacinação para a saúde pública.
“Hoje é um dia importante para a cidade, para a saúde da população de Teresina. É fundamental que as pessoas compareçam aos postos de saúde. Vacina é saúde, e é necessário que todos nós estejamos conscientes disso para que a gripe não se alastre na cidade”, afirmou.
Além dos grupos prioritários definidos nesta primeira fase, a campanha deve ser ampliada nas próximas semanas para incluir outros públicos, como:
Trabalhadores da saúde;
puérperas;
professores dos ensinos básico e superior;
povos indígenas;
pessoas em situação de rua;
profissionais das forças de segurança e de salvamento;
profissionais das Forças Armadas;
pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
pessoas com deficiência permanente;
caminhoneiros;
trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
trabalhadores portuários;
funcionários do sistema de privação de liberdade;
e população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (com idade entre 12 e 21 anos).
A vacina protege contra quais cepas?
De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante distribuído na rede pública protege contra um total de três vírus do tipo influenza e garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença.
Em 2025, a dose contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração, de acordo com o ministério, pode ser feita junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
CRONOGRAMA
A diretora da Atenção Básica da FMS, Fátima Sousa, informou que a campanha segue o cronograma do Ministério da Saúde, mas que as UBSs estão equipadas para atender a população.
“Podemos observar que desde as sete horas da manhã a população está vindo à UBS procurar o serviço. Estamos buscando conscientizar e sensibilizar a todos sobre a importância da proteção adequada”, destacou.