Exclusivo “Uma justiça ágil e acessível”: presidente do TJPI realiza abertura do ano judiciário

O evento simbolizou o compromisso renovado do Judiciário em oferecer uma prestação de serviços moderna e eficiente, alinhada às demandas da sociedade piauiense.

Presidente do TJPI apresenta diretrizes para o biênio 2025/2026 | Divulgação/Ascom/TJPI
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) deu início, nesta segunda-feira (20), ao Ano Judiciário de 2025 com uma solenidade que reuniu autoridades, magistrados e servidores no Auditório Multiuso do Complexo Judiciário piauiense. O evento simbolizou o compromisso renovado do Judiciário em oferecer uma prestação de serviços moderna e eficiente, alinhada às demandas da sociedade piauiense.

Durante o evento, que marcou oficialmente o início das atividades judiciais, o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, apresentou as diretrizes que nortearão sua gestão para os próximos dois anos. Ele ressaltou a importância de alinhar a justiça às expectativas da população, promovendo maior celeridade nos processos, modernização tecnológica e proximidade com os jurisdicionados.

“Transparência, ética, inovação tecnológica e referência de qualidade na prestação de serviços públicos judiciais são os objetivos que aponto para serem realizados em todas as comarcas e unidades judiciais, reforçando o compromisso de promover uma justiça acessível e eficiente”, afirmou o presidente”, afirmou o presidente.

Prioridades para o Biênio 2025/2026

O desembargador Aderson Nogueira elencou as principais diretrizes que orientarão sua gestão:

    • Prestção jurisdicional acessível e célere: Foco em garantir rapidez e qualidade nos atendimentos judiciais.

    • Modernização tecnológica: Aprimoramento de ferramentas de inteligência artificial para dinamizar processos e melhorar a produtividade.

    • Valorizacão da equipe: Investimento no bem-estar físico e mental de servidores e fortalecimento da integração entre magistrados, advogados e demais profissionais do direito.

    • Comunicação acessível: Compromisso com a adoção de linguagem simples e clara, em alinhamento à meta nacional de tornar o direito mais acessível.

    • Independência institucional: Reafirmação do Judiciário como mediador independente e garantidor da justiça.

Discursos e Alinhamento Institucional

Presidente do TJPI apresenta diretrizes para o biênio 2025/2026

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Erivan Lopes, reforçou que o TJPI conta com uma estruturação física e tecnológica de ponta. Ele ressaltou a importância de integrar os esforços da Corregedoria e da Presidência para promover maior produtividade e agilidade na prestação de serviços à população.

Já o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, destacou o papel colaborativo entre as instituições que compõem o sistema de Justiça piauiense. “Realmente iniciamos o ano judiciário buscando o melhor para a sociedade piauiense”, afirmou.

Avanços e Reflexões

O presidente do TJPI também enfatizou o compromisso com a produtividade do Judiciário, buscando aumentar a média de processos resolvidos por dia e acelerar a entrega de soluções para as demandas judiciais.

Encerrando seu discurso, o desembargador Aderson Nogueira trouxe uma reflexão inspirada em José Saramago, destacando que a justiça é essencial para a vida em sociedade e deve ser construída diariamente com ética, compromisso e acessibilidade.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES