A Universidade Federal do Piauí contará com reforço na segurança em suas dependências, com rondas da Polícia Militar sendo intensificadas no entorno e nas vias públicas que cortam o Campus de Teresina, além dos campi do interior. A medida foi decidida em reunião realizada nesta terça-feira (4) entre o Reitor Gildásio Guedes, o Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, e representantes das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, realizada no Salão Nobre da Reitoria.
De acordo com o Reitor Gildásio, a reunião foi solicitada pela UFPI com o objetivo de estabelecer parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado para aprimorar a segurança ostensiva da Polícia Militar nos campi, especialmente com o aumento do fluxo de pessoas externas à instituição em Teresina, decorrente da inauguração da nova ponte sobre o Rio Poti.
“O secretário Chico Lucas trouxe para esta reunião todo seu staff, em uma demonstração de que fortalecer a segurança pública em Teresina, especialmente na UFPI, que é cortada por grandes vias públicas, é uma preocupação de todos”, disse o Reitor Gildásio Guedes.
Outro resultado da reunião foi a criação de um Centro de Ciências Aplicadas à Segurança Pública, que irá envolver docentes e pesquisadores das áreas sociais, humanas, exatas e de computação, com a finalidade de auxiliar na gestão operacional da segurança. Além disso, está prevista a oferta de qualificação em níveis de mestrado e doutorado para policiais militares. Essa iniciativa visa estabelecer um grande convênio que possa proporcionar melhores condições de segurança para a comunidade acadêmica e para toda a população.
“A gente também pediu o apoio da Universidade Federal na discussão de um Centro de Ciências Aplicadas à Segurança Pública, onde a gente possa ter o apoio de vários cursos, tanto da parte social e de tecnologia, para ajudar a segurança no planejamento de suas ações”, disse o Secretário Chico Lucas. E sobre maior circulação de viaturas no campus, o secretário acrescentou: “Estamos à disposição da Universidade e vamos reforçar o policiamento”.