A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), inaugurou nesta quinta-feira (28) a Sala Lilás Janaína da Silva Bezerra, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), ao lado da Ouvidoria da UFPI.
O espaço, criado em alusão ao Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher, recebe o nome de Janaína da Silva Bezerra, estudante da UFPI que foi morta dentro de uma sala da instituição em 2023. A homenagem carrega um simbolismo profundo, como destacou a reitora da instituição, Nadir Nogueira. “Essa é uma homenagem à estudante Janaína, cuja perda trágica abalou profundamente nossa comunidade universitária e reforçou a necessidade de acolhimento e proteção às mulheres”, afirmou.
Nadir também destacou o papel da gestão na consolidação de ações voltadas à segurança e bem-estar das mulheres: “Sou a primeira mulher a assumir a Reitoria da UFPI, e desde o início desta gestão estabelecemos como prioridade o compromisso de proteger as mulheres. A entrega da Sala Lilás dentro do Agosto Lilás reafirma esse compromisso.”
ESTRUTURA
Com estrutura completa e atendimento psicossocial realizado por uma equipe de psicólogas e assistentes sociais, o espaço funcionará em horário comercial, de segunda a sexta-feira, oferecendo apoio, escuta qualificada e orientação para mulheres da comunidade universitária que tenham sofrido qualquer tipo de violência.
A presidente do Comitê Gestor de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação da UFPI, Marli Clementino, explicou que a iniciativa está integrada ao Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação, aprovado pelo Conselho Universitário e publicado na Resolução nº 326, de 25 de junho de 2025.
“A criação da Sala Lilás antecipa metas previstas para dezembro e já reflete parcerias institucionais estratégicas. É uma ação extremamente importante, porque vai desencadear outras iniciativas, como a criação de núcleos de acolhimento na multicampia e o fortalecimento de parcerias com instituições como a Casa da Mulher Brasileira”, destacou.
A inauguração da Sala Lilás também se alinha ao Programa Nacional das Salas Lilás, lançado pelo Governo Federal em março de 2025, que busca expandir a rede de apoio a mulheres em situação de violência, garantindo atendimento especializado em todo o país. Esses espaços funcionam de maneira integrada com serviços de saúde, justiça e assistência social, promovendo um acolhimento digno e eficiente.
Com a entrega da Sala Lilás Janaína da Silva Bezerra, a UFPI se torna referência nacional no combate à violência contra a mulher dentro do ambiente universitário, reforçando que o espaço acadêmico deve ser também um ambiente de segurança, respeito e acolhimento.