UFPI adota novas medidas diante de quadro da Covid-19 no Piauí

Nesta quarta-feira (26), o Comitê Gestor de Crise da Universidade Federal do Piauí realizou reunião para atualizar o Protocolo de Biossegurança da Instituição.

UFPI libera uso de máscara nas dependências da instituição, mas mantém algumas restrições | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O quadro da Covid-19 no Piauí, que tem apresentado estabilidade e baixo Índice de Transmissibilidade, fez com que a Universidade Federal do Piauí (UFPI) tomasse novas medidas quanto ao uso de máscaras nas dependências da instituição. 

Nesta quarta-feira (26), o Comitê Gestor de Crise da Universidade Federal do Piauí (CGC/UFPI) realizou reunião para atualizar o Protocolo de Biossegurança da Instituição e decidiu por tornar facultativo o uso de máscara, de acordo com as especificidades dos setores, e deliberou por manter a exigência da comprovação da vacinação atualizada para a comunidade acadêmica. A medida é válida para todos os campi da instituição.

Segundo a UFPI, o uso de máscara continua em unidades de saúde, como o Hospital Universitário (HU), veículos de transporte, laboratórios e, eventualmente, em locais em que a determinação parta do gestor, por meio de parecer informando a necessidade. Nos Restaurantes Universitários (RU), o uso de máscara não é mais exigido, inclusive, a instituição iniciou a remoção das placas de acrílico. 

Segundo o Vice-Reitor e Presidente do CGC, Viriato Campelo, a decisão é pautada no quadro epidemiológico e nas constantes discussões das organizações de saúde. “Nós preparamos também um plano de reavaliação e limpeza de todos os aparelhos de ar condicionado da Universidade, uma vez que essas enfermidades são transmitidas via aérea", informou.

Exigência de comprovação da vacinação

A UFPI informou que os alunos devem comprovar a vacinação para Covid-19 no ato da matrícula; já os servidores precisam apresentar o comprovante às chefias imediatas.

A instituição dispõe de posto de vacinação aberto para atender tanto a comunidade acadêmica quanto ao público externo, contudo, não está sendo disponibilizada a vacina contra a covid-19, por determinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS) em que após aberto o lote ele precisa ser utilizado de forma contínua. “Tão logo isso seja resolvido, também vamos ofertar o imunizante da covid em nosso posto no CTT”, completou o vice-reitor. O posto fica localizado no Colégio Técnico de Teresina (CTT). 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES