A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceira com a Secretaria de Estado da Fazenda, instituiu o Calendário Anual de Pagamento das bolsas e auxílios estudantis da instituição de ensino. A Portaria nº 122/2026 estabelece, de forma antecipada, as datas de pagamento referentes a cada mês do ano de 2026.
A medida assegura previsibilidade, transparência e planejamento financeiro para os estudantes contemplados pelos programas de assistência estudantil da Universidade.
A tabela anual de pagamento de bolsas e auxílios estudantis faz parte do compromisso da gestão com o planejamento e o respeito à comunidade acadêmica. A definição das datas certas de pagamento, alinhadas com a Secretaria da Fazenda, propõe uma segurança maior ao estudante, detalha o reitor da Uespi, Paulo Henrique Pinheiro.
Atualmente 6.357 estudantes da Uespi recebem bolsas, distribuídas em áreas distintas. A maioria são de bolsas de assistência social, um total de 5.100 bolsas de alimentação, moradia e creche; 77 bolsas socioculturais e 1.180 bolsas de auxílio trabalho, estágio, monitoria e do Programa Institucional de Bolsas e Extensão Universitária (PIBEU).