Três sóis? Fenômeno raríssimo é registrado por moradores de Parnaíba

O climatologista Werton Costa explicou o que o parélio é um halo solar formado pela refração da luz solar sobre nuvens cirrus

Três sóis? Fenômeno raríssimo é registrado por moradores de Parnaíba | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Moradores de Parnaíba, no litoral do Piauí, presenciaram um fenômeno raríssimo e belo no céu, na manhã desta quarta-feira (22). Três fontes de luz, semelhantes a três sóis, se destacaram no céu devido ao efeito ótico e meteorológico conhecido como parélio. A temperatura mínima na cidade de pouco mais de 160 mil habitantes foi de 25°C e poucas nuvens competiram com o espetáculo celestial. 

Surpreendidos, os moradores registraram o fenômeno em fotos e vídeos.

O climatologista Werton Costa explicou o que o parélio é um halo solar formado pela refração da luz solar sobre nuvens cirrus. "Para ocorrer, o sol precisa estar inclinado durante o amanhecer ou entardecer. Essa condição produz dois pontos luminosos à esquerda e à direita do halo, semelhantes ao arco-íris, mas lembrando o sol, daí o nome parelio, ou falso sol", disse.

Cristais de gelo?

Duas condições são cruciais para essas manchas brilhantes e que se assemelham com um arco-íris: a presença de cristais de gelo no ar e o Sol próximo ao horizonte. Esse fenômeno óptico resulta da reflexão e refração da luz solar pelo gelo em suspensão. 

Geralmente, dois parélios se formam simultaneamente, um de cada lado do Sol, sendo chamados em inglês de "sun dogs" – ou "cachorros do Sol" – por sempre seguirem o astro rei.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES