A Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Teresina está adotando uma nova estratégia para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e ampliar políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. A partir de agora, núcleos de atuação dos profissionais de psicologia e de serviço social serão inseridos nas escolas das regiões Norte, Leste, Sul, Sudeste e zona Rural da cidade.
A iniciativa faz parte da coordenação da Divisão de Assistência ao Educando (DAE) da Semec. Segundo Luma Pires, coordenadora da DAE, os núcleos irão auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e orientar a equipe gestora na mediação de conflitos.
“Serão selecionadas, em média, cinco escolas da Rede Municipal para fazer a cobertura, por mapeamento, de todas as unidades de ensino. A inserção de assistentes sociais e psicólogos garante a efetivação de políticas públicas tão essenciais às crianças e adolescentes em idade escolar”, pontua a coordenadora.
A inserção desses profissionais nas escolas é assegurada pela Lei nº 13.935/2019, que determina a presença de psicólogos e assistentes sociais na rede pública de educação básica. A Semec já contava com o Serviço Social e de Psicologia na sede da Secretaria, mas agora eles trabalharão de forma integrada com as equipes multidisciplinares na condição de profissionais da educação.
Luma Pires acredita que a ação vai garantir um ambiente educacional mais inclusivo, de qualidade e que promova o pleno exercício dos direitos dos estudantes.