SEÇÕES

Teresina recebe 132 unidades do Minha Casa, Minha Vida com presença de Rafael Fonteles, W.Dias e Lula

A cerimônia de entrega, realizada na manhã desta sexta-feira (1º), contou com a participação virtual do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diretamente do Palácio do Planalto.

Entrega de unidades habitacionais em Teresina | Foto: Raíssa Morais/MeioNews
Siga-nos no

Teresina recebeu 132 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no Residencial Diuza Gonçalves, na zona Norte da cidade. A cerimônia de entrega, realizada na manhã desta sexta-feira (1º), contou com a participação virtual do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diretamente do Palácio do Planalto. O governador do estado, Rafael Fonteles, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, estiveram presentes.

Durante o evento, o ministro Wellington Dias destacou a superação de preconceitos históricos em relação a projetos executados por entidades populares.

“Presidente, como lembrou aí o nosso querido e competente Jadé Filho, aqui é um conjunto habitacional, e você sabe do preconceito que muitas vezes tem em relação à moradia feita por entidade. E aqui está o Elias, o homem mais pidão do Brasil, ali está a Anísia... Eu vim aqui em setembro do ano passado, demos a ordem de serviço junto com o governador, pegamos a picareta, abrimos a primeira vala do conjunto e, um ano depois, está pronto”, afirmou o ministro.

Wellington Dias também ressaltou o papel dos movimentos sociais na execução da obra:

“Quero pedir uma salva de palmas aos movimentos sociais, presidente. Um milhão e meio de contratos do Minha Casa, Minha Vida, e esse é o primeiro que começou e terminou no seu mandato sendo executado por uma entidade. Isso tem um significado muito grande.”

O Governador Rafael Fonteles frisou a importância do programa federal tanto no aspecto social quanto econômico. Ao se dirigir diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Rafael ressaltou os avanços conquistados no estado com a política habitacional.

"Momento de muita alegria, presidente Lula, a emoção desse povo todo feliz com essa casa boa, digna para se morar e eu quero dar um dado aqui para o senhor, no Piauí já estamos chegando desde o seu primeiro governo a 70 mil casas só do Faixa 1 aqui no estado do Piauí. Se a gente considerar o Faixa 2 e outros financiamentos que tem subsídio, ultrapassa facilmente mais de 150 mil unidades. Então são muitas famílias beneficiadas pela sua decisão política de prioridade. Priorizar a habitação, priorizar a dignidade para os que mais precisam. E outro destaque, presidente Lula, o efeito na economia que esse programa gera. Esse impacto na construção civil que emprega muita gente é algo muito importante de ser ressaltado. Então além do benefício social para essas famílias, um grande e potente benefício econômico", ressaltou.

Na transmissão nacional, o Ministro da cidades, Jader Barbalho Filho, destacou Teresina como pioneiro no Minha Casa, Minha Vida Entidades, tem como objetivo o apoio à produção social da moradia a famílias de baixa renda organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos. 

O empreendimento lá de Teresina é um empreendimento do Minha Casa, Minha Vida Entidades, que são aquelas entidades que lutam pela moradia, é o primeiro empreendimento que começou no seu terceiro mandato ( presidente Lula) e também está sendo entregue hoje já as suas construções. Parabéns às entidades que lá de Terezina que estão entregando hoje os seus empreendimentos. O programa, presidente, tem crescido bastante, tem feito avanços, seja no Minha Casa, Minha Vida Rural, seja no Minha Casa, Minha Vida Urbano, ou seja no Minha Casa, Minha Vida Entidades, frisou.

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, fez um discurso sobre a necessidade de justiça na destinação das unidades e anunciou medidas para melhorias na região. 

“Chama a atenção que sempre tem algumas pessoas que não têm honestidade suficiente. Recebemos denúncias de gente que já tem casa e quer pegar uma casa destinada a quem não tem. Estamos encaminhando esses casos para a Polícia Federal, que vai apurar e verificar a responsabilidade de quem se comporta dessa forma. Todo esforço é feito para entregar a casa a quem realmente precisa. A Caixa Econômica faz a fiscalização, a filtragem e cumpre seu papel — é assim que deve ser. Esse conjunto habitacional foi possível graças a esse trabalho conjunto. Vamos iniciar a arborização aqui, porque realmente o sol é muito quente. Ela disse que você pediu pouco, porque está acostumado a não ser atendido quando pede muito. Vamos harmonizar isso, até porque é vizinho aqui do deputado Júlio César e da zeladora Jussara. Em seguida, faremos o levantamento das crianças, saber quantas estão aqui, para planejar a construção de uma creche e de uma escola. Se houver demanda, será feito”, afirmou o prefeito.

Uma das beneficiárias, Luciana Lopes, deficiente visual e mãe de uma criança de dois anos, emocionou-se ao falar sobre a conquista da nova moradia. 

Essa casa representa para mim o meu presente de aniversário. Não só para mim, mas para o meu filho. Ela sempre vai representar a divindade e a esperança para a minha família, declarou.

O Presidente da Associação dos Líderes Comunitários do Piauí, Elias Barbosa, também falou sobre a luta para construção do residencial.

"Isso aqui é uma luta de 14 anos. Iniciamos essa luta em 2011. A Caixa Econômica nos comprou esse terreno em 2016. E daí, para cá, nós vem lutando com essa maravilhosa equipe da Caixa Econômica. E quando deu em 2020, houve a epidemia, e dentro da epidemia, o programa parou. Mas quando deu em 2021, eu entrei para a Caixa Econômica com um grande amigo, que chegou lá, Totoi, e ele nos ajudou. E hoje nós estamos realizando esse grande sonho das famílias que precisam de moradia. E queremos mais casas, viu, governador e ministro? Nós já estamos querendo", disse.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também