Teresina está entre as 12 capitais com onda de calor recorde neste domingo

A capital piauiense será a única dentre as nove nordestinas com temperatura acima dos 35°C

Mapa metereológico | Inmet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O primeiro final de semana da primavera promete ser escaldante em todo o Brasil, com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevendo temperaturas máximas de pelo menos 35°C em 12 capitais no domingo, 24 de setembro. A exceção é Porto Alegre, que terá uma máxima mais amena, chegando a 21°C.

Uma forte onda de calor tem afetado o país, contribuindo para que São Paulo experimentasse o inverno mais quente em 62 anos. Neste domingo, Cuiabá (MT) será a capital mais quente, com previsão de máxima de impressionantes 42°C.

Leia Mais

Nesta sexta-feira (22), a capital mato-grossense já havia registrado a temperatura mais alta do país, atingindo 41,8°C. Das 20 cidades mais quentes do Brasil naquele dia, 15 estavam localizadas na região Centro-Oeste, incluindo Porto Murtinho, com 41,5°C, e Água Clara, ambas em Mato Grosso do Sul, com 41,2°C.

As previsões do Inmet indicam que o calor persistirá no domingo, com Campo Grande (MS) alcançando uma máxima de 39°C, Goiânia (GO) logo atrás, com previsão de 38°C, e Brasília (DF) chegando a 34°C.

Em São Paulo, a máxima esperada é de 35°C, o mesmo para Belo Horizonte (MG). No Rio de Janeiro, os termômetros poderão atingir 38°C, enquanto em Vitória (ES), a máxima será de 33°C.

No Norte, cinco das sete capitais terão temperaturas máximas de pelo menos 35°C, incluindo Boa Vista (RR), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). No Nordeste, apenas Teresina (PI) ultrapassará os 35°C entre as nove capitais, sem máximas inferiores a 30°C.

No Sul, as temperaturas serão mais amenas, com Porto Alegre (RS) registrando uma mínima de 17°C, Curitiba (PR) oscilando entre 19°C e 33°C, e Florianópolis (SC) variando de 20°C a 32°C.

O país enfrenta uma onda de calor fora de época, com alerta de grande perigo para altas temperaturas até domingo, segundo o Inmet. Essas ondas de calor se caracterizam pelo aumento de 5°C em relação às médias de temperatura. Se persistirem por mais de cinco dias consecutivos, o aviso é classificado como de grande perigo. A persistência desse calor deve-se a um bloqueio atmosférico que mantém as temperaturas elevadas.

Para lidar com o calor extremo, é essencial manter-se hidratado, evitar exposição prolongada ao sol e buscar ambientes arejados e frescos. A população deve também seguir as recomendações da Defesa Civil para evitar mal-estar e insolação.

Período primaveril

A primavera começou oficialmente às 3h50 (horário de Brasília) deste sábado (23) e se estenderá até 22 de dezembro. São Paulo já teve seu dia mais quente do ano na última sexta-feira, atingindo 34,7°C, superando os recordes anteriores.

Além das capitais, o Inmet alerta que os termômetros podem ultrapassar os 40°C em áreas das regiões Centro-Oeste e Norte, bem como no interior de São Paulo. Ribeirão Preto, no interior paulista, registrou 38°C no último sábado.

Essa condição meteorológica se deve à redução da nebulosidade e ao bloqueio atmosférico que impede a passagem de frentes frias, resultando em dias prolongados de altas temperaturas.

Para mais informações, acesse Meionorte.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES