Pelo quarto ano consecutivo, Teresina recebeu o Selo A de Certificação Ambiental Estadual, sendo o único município dos piauienses a alcançar essa honra no Selo Ambiental. Essa premiação é resultado do trabalho das secretarias e órgãos envolvidos, incluindo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar).
Outro destaque nesse cenário é o município de Oeiras, que também obteve uma realização notável ao pontuar em todos os 9 critérios de elegibilidade exigidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar), que é a responsável por outorgar o Selo Ambiental.
Os municípios que tiveram pelo menos seis critérios de elegibilidade foram certificados no Selo Ambiental categoria A. Na categoria B, aqueles que dquiriram pelo menos quatro critérios de elegibilidade; e, na categoria C, pelo menos três critérios de elegibilidade, conforme os requisitos exigidos pelo Decreto Estadual nº 14.861/2012.
Valer ressaltar que a Semam teve importante papel na manutenção dessa conquista, com sua equipe responsável coordenando e obtendo as evidências exigidas para atender a maior parte dos requisitos para a certificação do Selo Ambiental. “Temos tudo para nos firmar neste ranking, pois o compromisso da gestão é bastante sólido e ressoa em órgãos como a nossa secretaria e outros”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Luis André.
“Já estamos nos empenhando para os próximos resultados. O ano que vem, por sinal, marca um importante momento da Prefeitura ligado à educação ambiental: a premiação das escolas municipais que mais se destacarem em 2023 com práticas ecologicamente corretas e conceitos de sustentabilidade por meio do Selo Escolas Sustentáveis, lançado em junho pela Semam em parceria com a Secretaria Municipal de Educação”, finalizou.