Teresina, que celebra 172 anos de história nesta sexta-feira (16), consolida-se cada vez mais como um destino atrativo, impulsionando a economia e gerando novas oportunidades. Com um crescimento de 11,4% nos primeiros seis meses de 2024, em relação ao mesmo período em 2023, a cidade atraiu 318.528 turistas de variados destinos.
Os dados foram divulgados e calculados, nesta terça-feira (13), pela Coordenação de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), a partir da movimentação aeroportuária cedida pela CCR Aeroportos. O órgão ressaltou que a porcentagem da capital supera o crescimento do fluxo nacional, que alcançou 9,7% no primeiro semestre do ano, segundo dados do Ministério do Turismo.
A expectativa é que esse ano o fluxo para Teresina supere 630 mil turistas, acompanhando o crescimento constante dos últimos três anos. Com destaque para o turismo de negócios e eventos, os dados revelam que há diversos atrativos na cidade que vêm se destacando e se apresentando no mercado turístico como um importante local para visitação.
COMO ISSO INTERFERE NA POPULAÇÃO LOCAL?
A atividade turística gera renda e movimenta a economia local. Em Teresina, durante os seis primeiros meses de 2024, a receita gerada pelo Turismo foi de R$ 290 milhões, contra R$ 261 milhões verificados em igual período de 2023, e a promessa de crescimento de eventos e atrativos anima o mercado hoteleiro e de bares e restaurantes da capital.
“Só no primeiro semestre, registramos a movimentação de 318 mil turistas em Teresina, que injetaram na economia da cidade 290 milhões de reais; valor que promete duplicar até o final do ano. Precisamos entender que o Turismo e a economia andam juntos, e são importantes aliados para o crescimento e desenvolvimento da cidade”, afirma o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros.