Cidades do sudoeste e sudeste do Piauí estão enfrentando madrugadas geladas nesta semana, com mínimas que podem chegar a 13 °C, conforme a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Durante o dia, porém, os termômetros sobem e atingem entre 29 °C e 31 °C.
O cenário climático é resultado da terceira semana de atuação de uma massa de ar fria e seca, que tem impedido a formação de nuvens sobre o interior do Nordeste. Isso mantém o tempo estável e sem chuvas em praticamente todo o Piauí.
Corrente registra a menor temperatura do ano
Na quarta-feira (16), o município de Corrente, no extremo Sul do estado, registrou 13,4 °C, a menor temperatura do ano em 2025 até o momento. A climatologista Sara Cardoso, da Semarh, explica que as quedas nas temperaturas são comuns durante o inverno, especialmente em regiões com maior altitude.
“Temos uma massa fria e seca que está auxiliando na baixa dessas temperaturas. Corrente, Gilbués e Pedro II são exemplos de cidades mais afetadas nesse período”, afirma.
Litoral com chance de chuva
Enquanto o interior do estado segue seco, o litoral piauiense poderá ter chuvas fracas e isoladas entre sábado (19) e domingo (20). Já na região centro-norte, as temperaturas permanecem elevadas, entre 35 °C e 36 °C, com baixa umidade relativa do ar, entre 20% e 25% nos horários mais quentes do dia.
A previsão indica que todas as mesorregiões do Piauí estarão em alerta para os baixos níveis de umidade, exigindo cuidados com hidratação e exposição prolongada ao sol.
Veja a previsão por região:
- Norte: máximas de 35 °C, com possibilidade de chuvas isoladas e ventos moderados.
- Centro-Norte: máximas de até 36 °C e céu com menos nuvens a partir de quinta (18).
- Sudoeste: madrugadas com 14 °C e calor intenso durante o dia, com umidade de apenas 20%.
- Sudeste: sem chuvas, com mínimas entre 16 °C e 18 °C e máxima de 36 °C.