Teleconsulta: Saúde Digital facilita atendimento médico em Nossa Senhora de Nazaré

Em cinco meses, o programa já realizou mais de 300 teleconsultas.

Famílias são beneficiadas com o programa. | TV Meio
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

 O município de Nossa Senhora de Nazaré, localizado a 110 km de Teresina, encontrou na telemedicina uma solução inovadora para facilitar o acesso à saúde. A população local, mesmo com a proximidade relativa da capital, enfrenta algumas dificuldades para conseguir atendimento presencial.

Essa realidade começou a mudar em maio de 2024, quando o governo do estado implantou o programa Piauí Saúde Digital em três unidades básicas de saúde (UBSs). Em cinco meses, o programa já realizou mais de 300 teleconsultas, principalmente com especialidades médicas que antes eram inacessíveis na cidade, que contava com clínicos gerais.

 "É uma população que quando vai para Teresina é muito dependioso. A gente dá a van, transporte mas é uma população que sai 4:30 da manhã, passa o dia todo lá para voltar muitas vezes, acontece alguns imprevistos e o médico presencial não está no momento, então assim é um desgaste muito grande", disse Juliana Castro, Coord. da atenção básica de Nossa Senhora de Nazaré. 

Ao todo, o programa oferece 10 especialidades médicas e duas não médicas multiprofissional, (nutrição e psicologia). "Então o próprio médico da família ou o médico do programa Piauí Saúde Digital, pode encaminhar esse paciente para teleconsulta com esses especialistas, então Isso facilita a atenção especializada", explicou Dirceu Campelo, Superintendente de Saúde. 

HISTÓRIAS DE TRANSFORMAÇÃO 

A história de Adriana Santos, de 38 anos, residente na localidade Jardineira, mostra o impacto da telemedicina. Mãe de João Lucas, de 10 meses, ela buscou atendimento pediátrico na UBS Luiz Cardoso da Silva, a 5 km de sua casa, e descobriu a teleconsulta.

"Eu fiquei sabendo que tinha toda especialidade de médico, algo assim, que facilita muito a vida da gente. Porque antes para você conseguir uma consulta dessa ou você pagava, ou você tinha que ir para Teresina. [...] Aqui é maravilhoso muda demais pra gente", afirmou Adriana.

Outra história de superação é a da professora Denise Machado. Há cerca de um mês, ela começou a sentir fortes dores em sala de aula. Após consultas e exames, ela buscou atendimento com um urologista por meio da teleconsulta e descobriu um problema renal.

"Na época, através da consulta online que foi feita que eu tive uma real noção do meu problema. Porque até então eu achava que só ele seria uma pedra que eu iria tomar remédio e iria expelir, mas não era assim. Graças ao meu bom Deus, tudo se resolveu depois da consulta que teve e me encaminhou para o urologista aqui de Teresina. Foi feita a consulta lá o médico me encaminhou para fazer cirurgia. Estou aqui eu contando história", destacou a professora. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES