O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) vai julgar, na tarde da próxima segunda-feira (14) o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa da vereadora Tatiana Medeiros (PSB). A sessão será transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE-PI no YouTube.
PRISÃO DA VEREADORA
Tatiana foi presa preventivamente no dia 3 de abril, durante operação da Polícia Federal que apura suspeitas de financiamento ilícito na campanha que a elegeu em 2024. De acordo com as investigações, haveria indícios de uso de recursos provenientes de facção criminosa e de desvios ligados à ONG Instituto Vamos Juntos.
Afastamento
Após a prisão, Tatiana foi afastada das atividades parlamentares na Câmara Municipal de Teresina. No entanto, segundo o procurador-geral da Casa, Pedro Rycardo Couto, ela não teve o mandato cassado e continua oficialmente como vereadora. O Regimento Interno prevê que, caso o afastamento se prolongue por mais de 60 dias, o suplente Leondidas Júnior – que recebeu 2.262 votos nas eleições – poderá ser convocado temporariamente.
Outras medidas solicitadas pela defesa para substituição da prisão também foram negadas até o momento. Advogados e operadores do Direito apontam que a situação configura um possível constrangimento ilegal, já que Tatiana já cumpria medidas cautelares desde a fase inicial das investigações.
Atualmente, ela está detida na sala de estado-maior do Quartel Geral da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), em Teresina.