A Secretaria de Segurança Pública intensificou, nos últimos dois dias, as ações em Floriano, realizando três operações integradas para reforçar a segurança da população e combater práticas ilícitas no município.
Na tarde de quinta-feira (20), a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), deflagrou a operação “Viagem Segura”. A ação teve como objetivo combater o tráfico de drogas realizado por meio do transporte rodoviário de passageiros, além de identificar o porte ilegal de armas de fogo, a posse de aparelhos celulares roubados e furtados e verificar a presença de indivíduos com mandados de prisão em aberto, que estão circulando no Estado do Piauí.
O coordenador da FEISP, delegado Filipe Bonavides, destacou que, durante a operação, foram fiscalizados oito ônibus interestaduais e mais de 400 passageiros passaram por inspeção. As abordagens incluíram a vistoria das bagagens, com o apoio de cães farejadores.
Durante as abordagens, um homem com antecedentes criminais pelo crime de estelionato foi preso em flagrante, portando diversas cédulas de identidades falsas. Além disso, um homem foi preso em flagrante transportando entorpecentes.
“Acreditamos que possivelmente a intenção desse indivíduo era aplicar golpes no Piauí. Os dois presos foram encaminhados para a delegacia do município onde ficarão à disposição da Justiça”, explicou Filipe Bonavides.
O Superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, enfatizou que a cidade de Floriano recebeu um esforço concentrado de segurança, com o aumento do policiamento ostensivo e investigativo que resultou no cumprimento de nove mandados de prisão.
No âmbito dessa ação, foi realizada a “Operação Rastreados”, voltada ao combate ao roubo e furto de veículos. Também foram cumpridos mandados de prisão por crimes como tráfico de drogas e organização criminosa. Além disso, a Operação Viagem Segura fiscalizou ônibus interestaduais, visando apreender drogas e armas de fogo. O objetivo dessas ações é garantir maior segurança e tranquilidade durante as prévias e o carnaval na cidade.
Operação Rota Segura
Na manhã de quinta-feira (20), a Diretoria de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública, em conjunto com o Comando de Trânsito da Polícia Milita, realizou a operação “Rota Segura”, que resultou na captura criminosos.
Durante a ação, três pessoas com mandados de prisão em aberto foram presas, entre eles, dois acusados de tráfico de drogas e um indivíduo em débito de pensão alimentícia.
O diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão, enfatizou que a integração entre as polícias Militar e Civil é essencial para a segurança da região. “As operações integradas continuarão sendo realizadas até que a segurança esteja plenamente restabelecida", afirmou.
O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), também atuou na fiscalização, realizando abordagens, testes de bafômetro e recuperação de motocicletas com sinais de adulteração.
Operação Rastreados
Na última quarta-feira (19), a Superintendência de Operações Integradas (SOI), deflagrou a 13ª fase da “Operação Rastreados”, na cidade de Floriano. A ação teve como objetivo recuperar veículos com sinais de adulteração e aqueles com restrição de roubo e furto.
Conforme o superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, no decorrer da operação foram cumpridos seis mandados de prisão em desfavor de acusados de envolvimento com organização criminosa, tráfico de drogas e ameaça.
A ação também contou com atividades educativas para conscientizar a população sobre os riscos de adquirir veículos de procedência duvidosa.