A Secretaria Estadual de Segurança, através da Superintendência de Operações Integradas (SOI), realizou durante os dias 11 e 12 de setembro, mil intimações para pessoas que estão de posse de aparelhos celulares com restrições de roubo ou furto, identificados pelo Serviço de Inteligência da Polícia Civil.
Os intimados estão prestando depoimentos na sede da Secretaria de Segurança. Até a manhã desta quinta-feira (14), foram realizados 361 atendimentos, 148 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) e 170 celulares foram recuperados.
"Dando continuidade à política pública de enfrentamento ao roubo e furto de celulares, dia 11 de setembro, nós fizemos a intimação de mil pessoas, que foram atendidas no dia 12 e 13 de setembro e conseguimos fazer o atendimento de 361 pessoas, conseguimos confeccionar 148 TCO's e conseguimos recuperar 170 celulares. O próximo passo é fazer uma restituição em massa desses celulares, onde devemos marcar uma data para as vítimas estarem comparecendo à secretaria e buscando seus celulares", disse o delegado Zanatta.
A ação foi planejada após uma análise de todos os boletins de ocorrência de roubo e furto de celulares registrados na capital, no ano de 2022. Conforme os dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), cerca de 20 mil aparelhos estão nas mãos de criminosos ou foram vendidos de forma ilícita no estado do Piauí.
A medida tem como finalidade conscientizar a população da importância de não adquirir aparelhos de procedência duvidosa, além de coibir o roubo e furto em todo o Estado do Piauí.