O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, se reuniu nesta sexta-feira (05), com o desembargador Hilo de Almeida, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, e representantes dos órgãos do Sistema de Justiça e das Forças de Segurança, com o objetivo de discutir a implementação de projetos para intensificar o reforço à Segurança Pública no Estado.
Para o desembargador Hilo de Almeida, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, a reunião foi importante para reforçar a parceria entre as instituições e para o controle, planejamento e avaliação de ações integradas. E o secretário de Segurança ainda complementou que o foco principal é integrar o trabalho entre as instituições, alinhando estratégias para a redução dos índices de criminalidade, com as forças que compõem a segurança e os agentes do poder judiciário.
“Nos últimos anos começamos a sofrer com a atuação das organizações criminosas, principalmente, vindas do estado do Pará e do Maranhão, no entanto, estamos realizando algumas ações que têm se mostrado muito exitosas, como, por exemplo, a Força-Tarefa no litoral e aqui em Teresina, a integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Podemos também destacar a criação da Central de Inquéritos da comarca de Teresina”, pontuou o secretário.
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, destacou a importância desta reunião e, sobretudo, da criação de um plano de trabalho integrado. “Hoje atuamos como instituições irmanadas, sem vaidades, cada um sabendo seu papel constitucional, cumprindo sua missão e contribuindo um com o outro, dando dinamismo e celeridade de forma competente e profissional.”,concluiu.
Mais segurança para as mulheres
Ainda nesta sexta-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, estará em Teresina, nesta sexta-feira (5), para apresentar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II). Na oportunidade, o governador Rafael Fonteles acompanha o ministro na entrega de oito novas viaturas, armamentos e equipamentos de segurança, destinados ao reforço das ações de combate à violência contra as mulheres no Piauí. O evento será realizado a partir das 17h30, no Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Piauí (PM).
O programa, criado inicialmente em 2007, está agora em sua segunda edição e busca fomentar as políticas de enfrentamento e prevenção à violência contra as mulheres; o cuidado com a saúde menstrual; as políticas de segurança pública, com foco em territórios vulneráveis e com altos indicadores de violência; o ensino formal e profissionalizante para presos e egressos; o apoio às vítimas de criminalidade; e o combate ao racismo estrutural.