Nesta quinta-feira, 30 maio, a comunidade católica no Brasil celebra a Solenidade de Corpus Christi, importante dia litúrgico que acontece 60 dias após a Quinta-feira Santa, e convida os fiéis a refletir e celebrar o profundo mistério da Eucaristia e da partilha. Na data, o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, presidirá a Santa Missa Solene às 16h no Patamar da Igreja Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores. Em seguida a tradicional Procissão Eucarística segue nas ruas do Centro de Teresina até a Igreja São Benedito.
ORIGEM DA CELEBRAÇÃO
A celebração de Corpus Christi teve origem no século XIII, quando o sacerdote Pedro de Praga testemunhou a hóstia se transformar em carne e sangue. Este milagre levou o Papa Urbano IV a instituir a festa em 11 de agosto de 1264. Desde então, Corpus Christi tornou-se uma manifestação pública de fé e devoção ao Santíssimo Sacramento.
Conforme explica o pároco da Catedral, Padre Klebert Viana, a festa de Corpus Christi pede aos cristãos uma união com o Santíssimo Corpo e o Precioso Sangue Jesus. Essa unidade pode ser espiritualmente ao receber comunhão e depois no seu prolongamento no dia a dia.
“A pessoa se confessa, faz suas orações, visita o Santíssimo e se prepara interiormente para aquele dia. Cada pessoa encontra seu horário para fazer a visita ao Santíssimo, seu tempo e seu confessor. O importante é que cada um esteja preparado para a celebração, dentro da espiritualidade própria da Eucaristia, que é a nossa união com Cristo pelo seu Corpo e Sangue”, ressaltou.
TRADICIONAL CONFECÇÃO DOS TAPETES
Este ano, a festa terá como tema "Celebrando a fé, vivendo a Iniciação à Vida Cristã", onde os símbolos que serão colocados nos tapetes estão relacionados à Iniciação à Vida Cristã (IVC), um projeto arquidiocesano liderado pelo arcebispo metropolitano. O sacerdote ainda recordou a importância da confecção dos tradicionais tapetes, que são uma expressão concreta da fé dos fiéis, já que representam a acolhida do Santíssimo Sacramento e a preparação do caminho por onde passará a procissão.
“É um gesto de amor e respeito a Jesus Eucarístico. A confecção dos tapetes é também uma oportunidade para a comunidade se unir em torno de um propósito comum, trabalhando juntos para criar algo belo em honra ao Senhor. Cada material utilizado é uma forma de oferecer o melhor que temos ao nosso Deus, e a criatividade e o empenho de cada um refletem a diversidade de dons e talentos presentes na nossa comunidade, todos voltados para a glorificação de Cristo Eucarístico”, concluiu.
Na noite anterior à solenidade, 29 de maio, os voluntários devem se reunir às 19h na Igreja São Benedito para a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 20h15, começará a confecção dos tapetes, que serão colocados na Praça Saraiva e em várias ruas próximas. A montagem será realizada por grupos, movimentos e paróquias da Arquidiocese de Teresina.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
De 27 a 29 de maio
Tríduo Eucarístico nas paróquias da Arquidiocese de Teresina;
Dia 29 de maio (Quarta-feira)
Véspera da Grande Festa de Corpus Christi
19h - Concentração dos Servos dos Tapete e Envio na Igreja de São Benedito;
20h - Exposição do Santíssimo Sacramento na Igreja de São Benedito;
20h15 - Início da Montagem dos Tapetes nas Ruas do Centro de Teresina;
20h30 - Translado do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Benedito até a Catedral;
21h30 - Recepção do Santíssimo Sacramento seguida de Vigília Eucarística na Catedral de N. Sra das Dores, conduzida pela juventude até 00h;
00h - Bênção do Santíssimo Sacramento e Repique dos Sinos da Catedral de N. Sra das Dores;
Dia 30 de maio (Quinta-feira)
SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO - CORPUS CHRISTI
05h30 - Repique dos Sinos da Igreja Catedral;
06h - Alvorada Festiva e Café da Manhã partilhado;
07h - Laudes Solene do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo;
09h - Missa Solene seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento até o meio-dia com Bênção Eucarística;
12h - Bênção Eucarística do Santíssimo Sacramento (Urbi et Eclesia) sobre a cidade e a Igreja, com Repique dos Sinos das 3 Igrejas do Centro de Teresina;
13h - Abertura dos Portões da Praça Saraiva;
15h - Início das Apresentações Culturais;
16h - Santa Missa Solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, seguida de Procissão Eucarística até o Adro da Igreja de São Benedito;
18h - Louvores e Bênção Eucarística do Santíssimo Sacramento no Adro da Igreja de São Benedito;