Na última semana, o site americano, TasteAtlas, conhecido por ser um dos maiores guias de gastronomia do mundo, polemizou por fazer uma lista com as piores comidas brasileiras. A polêmica lista inclui pratos como cuscuz paulista, maria mole, salada de maionese e demais iguarias do nosso país.
Não se importando com toda a repercussão do caso, o site resolveu trazer agora uma nova lista, incluindo as piores bebidas do nosso país. A pesquisa foi realizada com base no voto popular, cerca de 7.014 avaliações foram enviadas, ao todo sete bebidas foram escolhidas como as piores do país. Veja!
7. Quentão (nota: 3,9)
O quentão é uma das bebidas mais típicas do Brasil, principalmente na região sul do país. O seu preparo leva a caramelização de gengibre, maçã e açúcar, logo em seguida tudo é levado ao fogo e misturado com cravo, canela, água e cachaça. A mistura é consumida ainda quente nos períodos de festa junina.
6. Caipiroska (nota: 3,9)
A prima distante da famosa caipirinha ocupa a sexta posição de piores bebidas do Brasil. A caipiroska é um coquetel que leva limão, açúcar mascavo e vodka ao invés de cachaça. A opção acaba sendo mais barata e em conta, por isso rapidamente ganhou popularidade nas festas e bares.
5. Caju Amigo (nota: 3,8)
Conhecido como caju amigo, a bebida leva em sua composição basicamente cachaça e suco de caju. A preparação envolve a mistura desses dois ingredientes criando um drink rápido e refrescante. Na maioria das vezes um pedaço de caju com cachaça é ingerido antes de tomar a bebida.
4. Tucupi (nota: 3,8)
Eu vou tomar um tucupi, dançar, curtir, ficar de boa. Uma das bebidas mais típicas da culinária amazônica, está na lista das piores do Brasil. O molho marrom-amarelado é obtido do suco extraído da raiz da mandioca. A sua preparação envolve a fermentação do caldo para que as impurezas como o cianeto encontrados na mandioca crua sejam removidos.
3. Cajuína (nota: 3,8)
A maior polêmica da lista envolve a colocação da cajuína. A bebida é feita a partir do suco clarificado de caju. Natural do Piauí, especificamente de Teresina, a bebida é um clássico e já foi até verso de Caetano Veloso: “...E éramos olharmo-nos intacta retina, a cajuína cristalina em Teresina”. Estaria então a lista equivocada?.
2. Cachaça (nota: 3,7)
Lembrar da culinária brasileira é automaticamente fazer referência a cachaça. A bebida é feita através da destilação do suco de cana-de-açúcar. A bebida antes marginalizada e associada aos escravos, se tornou um dos maiores símbolos do Brasil, principalmente por ser o ingrediente chave da caipirinha.
1. Catuaba (nota: 3,1)
E o título de pior bebida brasileira vai para catuaba. A bebida é feita com a mistura de vinho tinto, infundida com guaraná e catuaba, planta conhecida por suas propriedades afrodisíacas. A catuaba ganhou destaque entre os anos de 2015 e 2017, a mesma ganhou destaque em músicas e caiu no gosto dos jovens, principalmente pelo seu valor acessível.