SEÇÕES

Sete cidades do Piauí podem enfrentar umidade do ar abaixo do 12% nesta terça-feira (9); veja quais

O órgão alertou para grande risco de incêndios florestais e problemas de saúde, como doenças respiratórias, dores de cabeça e ressecamento da pele.

Inmet alerta para baixa umidade no Piauí, com risco de incêndios e problemas de saúde | Foto: Reprodução | Inmet
Siga-nos no

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta terça-feira (9) alertas de baixa umidade para diversas regiões do Piauí. Em sete cidades, a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 12%, situação considerada emergencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As cidades afetadas são: Baixa Grande do Ribeiro, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Gilbués, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e São Gonçalo do Gurguéia. O aviso vale das 12h30 às 18h. O órgão alertou para grande risco de incêndios florestais e problemas de saúde, como doenças respiratórias, dores de cabeça e ressecamento da pele.

Em outras regiões do Centro-Norte, Sudoeste e Sudeste piauiense, a umidade variou entre 12% e 20%, com risco de saúde e incêndios, enquanto praticamente todo o estado, exceto o litoral, recebeu alerta de umidade entre 20% e 30%, considerada menos crítica, mas ainda preocupante.

O INMET orienta a população a:

    •    Beber bastante água;

    •    Evitar esforço físico e exposição ao sol nos horários mais quentes;

    •    Usar hidratantes na pele e umidificar o ambiente;

    •    Evitar bebidas diuréticas, como café e álcool.

Em caso de emergência, a população pode procurar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também