A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu,neste domingo (19), do Ministério da Saúde, kits de medicamentos e insumos estratégicos para atender as vítimas das enchentes em Picos.
Cada kit contém 48 itens, incluindo 32 medicamentos como antiinflamatórios, analgésicos e antibióticos, além de 16 insumos como luvas e seringas. Os componentes atendem até 500 pessoas durante três meses ou 1.500 pessoas por um mês, dependendo da gravidade e da necessidade local.
Além de Picos, os kits também poderão atender outras cidades do estado, que estejam passando por estado de calamidade devido às chuvas ou qualquer outro desastre natural.
“Quando fomos informados da tragédia em Picos, prontamente buscamos o Ministério da Saúde, para nos ajudar neste momento de calamidade, e fomos atendidos com o envio de técnicos para o município, para entender a situação e ajudar nas estratégias para ajudar às vítimas. E hoje, recebemos esses kits, que são fundamentais para prestar este auxílio ", destaca a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Leila Santos.
Para acelerar o socorro às vítimas das fortes chuvas que caíram na cidade de Picos, a Sesapi instituiu o Centro de Operações de Emergência (COE). A iniciativa conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, Coordenação Regional de Saúde, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, UPA, Hospital Justino Luz, Novo Hospital Regional de Picos e Vigilância Epidemiológica.
Uma das medidas do plano de ação foi a solicitação ao Ministério da Saúde desses medicamentos e insumos para atender às vítimas e estabelecer a retomada dos serviços de saúde.
Equipes da Sesapi realizaram visitas às áreas atingidas ao longo desta semana, com foco em identificar danos territoriais e avaliar o impacto nas comunidades.