Após reclamações de pacientes, a Secretaria do Estado de Saúde (Sesapi) informou nesta terça-feira (05) que foi efetuado a aquisição de Insulina Glargina, indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 1 e 2 em adultos que necessitam de insulina basal (longa duração) para o controle da hiperglicemia.
Segundo a Sesapi, o medicamento está sendo recebido de forma gradual e “de acordo com os estoques disponíveis dos fornecedores”, sendo assim, ele será distribuído na maior brevidade possível aos usuários. A secretária ainda destacou que a fabricante Sanofi está com dificuldade no processo de fabricação do medicamento.
Além disso, foi informado também que existem processos de aquisição em andamento, com solicitação de quantidades para todo o ano, porém os fornecedores enfrentam dificuldades em disponibilizá-lo.
💉 E a fabricante, o que diz? No dia 15 de fevereiro deste ano, a Sanofi afirmou que estava enfrentando um período de risco de desabastecimento temporário referente à Insulina glargina. No comunicado, eles ressaltaram que Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi avisada da situação em 09/02/2024, conforme requerido na legislação vigente.
VEJA A NOTA DA SESAPI:
"A Secretaria do Estado de Saúde (Sesapi) informa que realizou a aquisição da Insulina Glargina e está recebendo o medicamento de maneira gradativa, de acordo com os estoques disponíveis dos fornecedores. Na maior brevidade possível será realizada a dispensação aos usuários.
A Sesapi reitera ainda que a fabricante Sanofi informou que está com dificuldade no processo de fabricação da Insulina Glargina o que acarretou descontinuidade temporária no abastecimento do medicamento
A Anvisa já foi notificada.
Além disso, encontra-se em trâmite diversos processos de aquisição do referido medicamento com solicitação de quantitativo para todo este ano, porém, os fornecedores estão com dificuldade para disponibilização"