Mais 460 profissionais aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Educação de Teresina serão convocados pela Prefeitura de Teresina. Segundo a Semec, são 428 servidores administrativos e 32 professores para o Atendimento Educacional Especializado que passarão a atuar nas creches e escolas da rede municipal.
ÁREAS
O prefeito Silvio Mendes anunciou a medida na manhã desta terça-feira (25) e afirmou que a contratação é um esforço da gestão pública municipal para atingir as metas da educação.
“Serão 390 auxiliares educacionais, além de assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, estatísticos, analistas, engenheiros, servidores e arquitetos. Tudo isso para qualificar a educação. São 428 novos servidores que vão atender à educação municipal. Além disso, 32 professores serão convocados para auxiliar na educação especializada, ajudando as crianças com dificuldades de aprendizado, atuando dentro das salas de aula”.
- 428 profissionais da área administrativa: A nova equipe contará com auxiliares educacionais, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, analistas jurídicos, engenheiros civis, além de um estátisco e um arquiteto. Esses profissionais serão essenciais para oferecer suporte técnico, modernizar a infraestrutura das escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e fortalecer a gestão educacional.
- 32 professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE): Especialistas que atuarão nas salas de recursos multifuncionais, prestando atendimento direto a crianças com deficiência (PCDs). Visando promover um ensino inclusivo e adaptado às necessidades específicas dos alunos, garantindo um ambiente de aprendizagem mais equitativo.
- Ainda nesta convocação, estão inclusos a convocação de 6 pedagogos e um psicopedagogo, que serão fundamentais para o acompanhamento e suporte ao desenvolvimento educacional dos alunos, oferecendo orientação pedagógica e apoio especializado.
IMPACTO
O Secretário de Educação de Teresina, Ismael Silva, destacou o impacto financeiro das contratações e convocações futuras.
“Este foi o primeiro concurso na área administrativa. Estamos com esse primeiro levantamento, que foi feito com impacto financeiro e corresponde a um pouco mais de R$ 14 milhões por ano. Neste primeiro momento, é o que conseguimos convocar, mas novas convocações não estão descartadas, considerando a validade do concurso. Certamente, todos os aprovados nas vagas serão convocados, além da possível convocação daqueles que estão no cadastro de reserva”, disse.
CONVOCAÇÃO
A lista com o nome dos convocados deve ser publicada no Diário Oficial do Município nos próximos dias. Aprovados devem ficar atentos aos prazos para a apresentação dos documentos.