A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), divulgou algumas orientações sobre o acesso ao Mirante da Ponte Estaiada. Atualmente o principal atrativo turístico da capital funciona apenas com um elevador, no horário de 08h às 14h, de terça a domingo e aos feriados. Às segundas-feiras o local é fechado para manutenção. No acesso são estabelecidos grupos de quatro adultos e duas crianças ou somente cinco adultos por vez no elevador e tempo máximo de 10 minutos para a visita.
O coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros, explicou sobre os empecilhos que impedem o pleno funcionamento do Mirante. “Em função da necessidade de troca dos cabos de sustentação dos elevadores e das polias, apenas um elevador, dos dois existentes, está funcionando. Como esse elevador fica de frente para o rio Poti, recebe o sol da tarde, o que gera sobrecarga por conta do calor. Por essa razão, a SEMDEC decidiu, provisoriamente, alterar o horário de funcionamento, deixando apenas na parte da manhã, quando a temperatura é mais amena. Quando o segundo elevador voltar a funcionar, o horário normal será restabelecido. No momento, a empresa de manutenção informou que já solicitou os cabos e mandou produzir a polia. Em breve, tudo retornará ao normal”, pontuou.
A taxa de acesso é no valor R$ 4,00 (Inteira) e R$ 2,00 (Meia); crianças até 10 anos, idosos acima de 60 anos e pessoas com necessidades especiais estão isentos de cobrança da taxa. Estudantes e professores, mediante identificação da função, têm direito à meia entrada. O pagamento pode ser feito em espécie, pix e cartão de crédito ou débito.
O horário de visitação ao Mirante, em condições normais, quando os dois elevadores estão ativos, é de 9h às 18h, de terça a sexta, e 9h às 19h, aos sábados domingos e feriados.
A visitação poderá ser temporariamente interrompida, caso ocorra algum problema com o elevador ou com o gerador de energia. A interrupção acontece por questões de segurança e por zelo aos visitantes e funcionários. Após a solução do problema, o acesso será retomado e todos poderão voltar a realizar a visita com total segurança.
Por: Ascom