Em meio ao desafio da estiagem que atinge diversas regiões do Piauí, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou, em Curimatá, a abertura controlada das comportas da Barragem Algodões II. A medida, que integra a gestão hidrológica feita pelo órgão, busca manter a vazão dos rios e assegurar água para o abastecimento humano, além de atividades como a pesca e o uso comunitário.
Este é o quarto evento do ano. A ação em Algodões II se soma às operações já realizadas na Barragem do Genipapo — em duas ocasiões — e na Barragem Poços Marruá, totalizando um trabalho constante de monitoramento hídrico da Semarh para mitigar os impactos da seca.
O diretor de Recursos Hídricos da Semarh, Felipe Gomes, explicou que o trabalho faz parte da rotina de gestão das barragens do estado.
É uma ação que fazemos para controlar e manter a vazão ecológica dos rios. Quando recebemos a informação de que a vazão está muito baixa e insuficiente para atender as necessidades do município, abrimos as comportas de forma controlada. Esse procedimento garante que o rio continue perene e que as comunidades possam ter água para abastecimento humano e outras atividades
momentos críticos de seca
Já o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, reforçou o compromisso do Governo do Estado em atender às demandas da população, sobretudo em momentos críticos de seca.
A abertura das comportas da Barragem de Algodões II foi uma solicitação direta da população de Curimatá. Essa medida garante o abastecimento de água e reforça o nosso compromisso com o bem-estar da população. É mais um trabalho da Semarh para ajudar nesse período de seca
Com esse conjunto de ações, a Semarh reafirma sua atuação preventiva e estratégica no enfrentamento dos efeitos da estiagem, assegurando que comunidades piauienses tenham acesso à água em um dos momentos mais desafiadores do ano.