A Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta segunda-feira (1º), divulgou o balanço final da Operação Semana Santa 2024. Iniciada na madrugada da última quinta-feira (28), a Operação mobilizou efetivo em pontos críticos, focando nas regiões com maior incidência de infrações e acidentes. Durante quatro dias, os policiais dedicaram-se intensamente à fiscalização das rodovias federais em todo o Estado, com o objetivo de garantir a segurança viária, combater irregularidades no trânsito e reprimir a criminalidade.
AUMENTO DE 10% COM RELAÇÃO AO ANO PASSADO: No total, foram fiscalizados 1.778 veículos e 2.113 pessoas. Dentro desse contingente, 1.291 motoristas submeteram-se ao teste de alcoolemia, um aumento de 10% em relação ao ano passado. Como resultado, foram registradas 68 autuações e 06 prisões por direção sob efeito de álcool. É relevante ressaltar, também, o aumento de 88% nas autuações por alcoolemia em comparação com o ano anterior.
FORAM REALIZADAS MAIS DE MIL AUTUAÇÕES: Ao longo dos quatro dias, registrou-se um total de 1.316 autuações, sendo as principais: conduzir veículo sem CHN/PPD/ACC (159); conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem capacete de segurança (156); conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado (128) e conduzir veículo transportando passageiro sem o uso do capacete (119).
Ao longo desse período, a PRF não apenas focalizou em fiscalização de trânsito, mas também se dedicou à prevenção de outras atividades criminosas. No total, 9 pessoas foram detidas por envolvimento em diferentes tipos de crimes.
NÚMERO DE ACIDENTES GRAVES E ÓBITOS FICOU ESTÁVEL: Dezenas de ocorrências foram atendidas nos quatro dias de Operação, quase sempre associadas ao comportamento inadequado dos motoristas. Apesar de ter ocorrido um aumento no número de acidentes e feridos, o número de acidentes graves e de mortos manteve-se estável em comparação ao mesmo feriado no ano passado. Os dois óbitos ocorreram na BR-230, em Oeiras, em um único sinistro. Um casal foi vitimado em um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro.