As equipes do Liceu Parnaibano, CEEP Pref. João Mendes O. de Melo (PREMEN NORTE), CETI Nossa Senhora do Patrocínio, CETI Paulistana, CETI Conselheiro Saraiva e o CETI Paulo Freire, foram as grandes vencedoras da 1° edição do Seduckathon, competição de programação e tecnologia desenvolvida pela Secretaria da Educação do Piauí. O prêmio é um intercâmbio educacional para os Estados Unidos e para a Coreia do Sul.
Inicialmente, 30 alunos e 6 professores seriam contemplados com o prêmio, mas durante o evento, o governador Rafael Fonteles anunciou a ampliação do prêmio, contemplando os 50 alunos participantes. “Então pessoal, são 50 estudantes do Piauí que vão para os Estados Unidos, para a Coreia e para outros países. Como eu disse antes, agora, no calor da emoção, eu vou dizer depois para onde vocês vão, mas vão viu? Falta de orçamento aqui não vai ser!”, disse o gestor.
“No próximo ano nós vamos enviar 100 alunos para o exterior e no ano seguinte 200. Essa é uma política pública importante que potencializa a melhoria da educação e a educação de base tecnológica, que é o que vai oportunizar muito mais situações de prosperidade para esses garotos e garotas que estão participando desse processo. Estou muito feliz, é o momento aqui de celebrar”, afirmou o governador do Piauí.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que os projetos desenvolvidos pelos estudantes são voltados para resolver problemas na comunidade escolar e parabenizou os jovens pela dedicação.
“O Piauí está vivendo um choque tecnológico e educacional. Aproveitem! Confiem em nós, mas também confiem em vocês, no potencial de vocês. Vocês mostraram que são muito capazes e talentosos. O nosso papel, a nossa missão é garantir as melhores oportunidades para que vocês floresçam esses talentos”, disse o Secretário.
ESCOLAS PREMIADAS:
- Liceu Parnaibano – Parnaíba
- CEEP Pref. João Mendes O. de Melo (Premen Norte) – Teresina
- CETI Nossa Senhora do Patrocínio – Pio IX
- CETI Paulistana - Paulistana
- CETI Conselheiro Saraiva - Batalha
- CETI Paulo Freire – Guaribas
- CETI Augustinho Brandão - Cocal dos Alves
- CETI Maria da Conceição Salomé – Teresina
- CETI Raimundinho Andrade – Campo Maior
- CETI Raimundo Pessoa - Monsenhor Gil
O que é o seduckathon? É uma disputa de programação em que os estudantes das escolas SEDUC apresentam projetos para resolver desafios como transporte escolar, alimentação, gestão, leitura, inclusão social e saúde mental, enfrentados pelas escolas. O objetivo é promover a criatividade, a inovação e o uso da tecnologia, gerando um impacto significativo na educação e na sociedade.
Quem participou? Foram quase 1.400 alunos inscritos, porém apenas 50 disputaram na fase final da maratona que reuniu estudantes das 2ª (segunda) ou 3ª (terceira) série dos cursos técnicos de nível médio em Desenvolvimento de Sistemas ou Programação de Jogos Digitais, ofertados na rede estadual de ensino por meio do Programa SEDUCTEC.
VEJA A POSIÇÃO DAS 6 PRIMEIRAS EQUIPES:
1° Lugar: LICEU PARNAIBANO - AEE Buddy
Diretamente de Parnaíba, os alunos Arthur Morais Sousa, Josué Klaysler dos Santos Silva, Júlia do Nascimento Oliveira, Kamilly Bianca Souza Galdino, Lanna Grazielly Martins Bastos do Nascimento, sob a orientação do professor Francisco das Chagas Coelho.
O projeto visa um sistema para auxiliar na identificação de comportamentos e emoções em sala de atendimento educacional especializado
2° Lugar: CEEP Pref. João Mendes O. de Melo (PREMEN NORTE)- PANDA
De Teresina, Artur Hanry Barros Silva, Paulo Victor Alves De Oliveira, Paulo Victor Das Neves Sousa, Willian Rafael Da S. Nascimento, Yslane Ravena N. Tavares, sob a orientação do Professor Alan Jheyson R. Da Costa, desenvolveram o Programa de Administração de Nutrição Diária Alimentar - PANDA ALIMENTAÇÃO.
Esta ferramenta tem como propósito avaliar a quantidade de refeições necessárias na escola e calcular a demanda de acordo com o número de alunos presentes no dia.
3° Lugar: CETI Nossa Senhora do Patrocínio- CONSELHEIRO VIRTUAL DE SAÚDE MENTAL NA ESCOLA
Antônio Hirgo Castro Silva, Antônio William Pereira do Nascimento, Erick de Aquino Pereira, Francisco Kayky Barbosa de Sousa, Nicácio Luis de Alencar Filho, sob a supervisão do Professor José Diógenes Vieira da Costa, representam o CETI Nossa Senhora do Patrocínio, localizado em Pio IX.
Eles desenvolveram um Conselheiro Virtual de Saúde Mental na Escola, um software que proporcionará aos adolescentes um espaço seguro para desabafar e receber aconselhamento, especialmente sobre questões relacionadas à saúde mental.
4° Lugar: CETI Paulistana- TEACHER TALK
Ana Maria De Carvalho, Camila Teles Claro De Carvalho, Dimas Lopes Viana, Emily Maiane De Carvalho Damazio, Gildevan Silva Viana, sob a orientação do Professor Sebastião Sales Rodrigues Macedo, são responsáveis pelo projeto "Teacher Talk", desenvolvido pelo CETI Paulistana.
O projeto foi concebido a partir das experiências de alunos com deficiência auditiva e tem como objetivo promover uma maior inclusão desses alunos.
5° Lugar: CETI Conselheiro Saraiva- LIVROTECH
Ana Luiza de Sousa Carvalho, Hiago Medeiros Correia, Izabel Leticia Alves da Silva, Luany Raquelle Vitalino Teixeira, Paulo Sergio Alves Correia, sob a supervisão do Professor Mayke Lombardo de Castro, são membros da equipe do CETI Conselheiro Saraiva, localizado em Batalha.
Eles desenvolveram a plataforma Livrotech, um sistema que facilita a consulta do acervo bibliográfico da escola, o processo de empréstimo e renovação de livros através do cadastro de usuários e da disponibilidade dos livros na instituição.
6° Lugar: CETI Paulo Freire- EDULA
Abrian Pereira Lopes, Emilly Dias Silveira, Fabiana Duarte Silva, Kaynan Ribeiro Da Silveira, Rai Matias Maia, sob a orientação do Professor Eraques Alves Folha, são alunos do CETI Paulo Freire, localizado no município de Guaribas.
O projeto Edula, uma plataforma adaptativa educacional integrada com inteligência artificial (IA) tem como objetivo simplificar o processo de ensino e aprendizagem, personalizando os estudos de cada aluno de acordo com suas necessidades e habilidades individuais, visando aprimorar seu desempenho acadêmico.