Inicia nesta quarta-feira (24) a fase final do Seduckathon, competição de tecnologia e programação que vai levar 30 estudantes das escolas da Secretaria da Educação do Piauí para intercâmbio nos Estados Unidos e na Coreia do Sul. O evento, que segue até esta sexta-feira (26), ocorrerá no Centro de Convenções de Teresina (CCT), na zona Sul de Teresina.
💻Como será a competição? Durante três dias, os 10 times, vencedores da segunda etapa do 1º Seduckathon, participarão presencialmente da maratona de programação que tem como objetivo desenvolver uma solução tecnológica para resolver algum desafio enfrentado pelas escolas públicas.
No final, quatro times serão escolhidos para um intercâmbio de um mês em Massachusetts, nos Estados Unidos, e dois times irão para Seul, na Coréia do Sul. Os intercâmbios são frutos de parcerias realizadas pelo Governo do Estado, a partir das missões internacionais empreendidas aos Estados Unidos e Coreia do Sul.
💻Como será a seleção? O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, afirmou que a seleção dos ganhadores será um minucioso processo avaliativo. “Os estudantes passaram por uma prova objetiva com conhecimentos técnicos da área e língua inglesa. Então, foram apresentados projetos para resolverem desafios de escolas públicas do Piauí. Eles vão passar um mês fazendo cursos de tecnologia da informação na sede do MIT. Na Coreia, vão conhecer uma universidade em Seul”, disse.
Alunos e professores quatro equipes que não ganharem o intercâmbio para os Estados Unidos e Coreia do Sul serão premiados com bolsas de R$ 350 e R$ 1.000, respectivamente, durante dez meses. Além disso, também poderão ter seus projetos “encubados” para se transformarem em startups.